Conectado por

Saúde

Descubra as melhores dicas para prevenir e salvar suas roupas do mofo

Publicado por

em

Um belo dia, você abre o guarda-roupas, procura aquele casaco que você tanto gosta e está guardado no fundo do armário e… surpresa. O odor característico do mofo aparece e, com ele, também é possível reparar nas manchas que o fungo causa nos tecidos. E agora?

É possível combater o fungo causador do mofo e também prevenir-se contra o aparecimento dele. Confira abaixo as dicas e livre-se de uma vez do mofo nas roupas!

Como tirar mofo de roupa

Para evitar o aparecimento do mofo nas peças, a primeira dica é deixar as portas de guarda-roupas e armários abertas sempre que possível. O mesmo vale para as gavetas. Dessa forma, o ar circula e a umidade diminui.

Deixe as roupas secarem muito bem no varal antes de guardá-las. Se forem dobradas com alguma umidade, o ambiente torna-se altamente propício para o desenvolvimento dos fungos. No verão, lave bem as roupas de inverno e deixe-as secando ao sol.

A higienização de armários, gavetas e prateleiras é essencial para evitar o aparecimento e também combater o fungo já estabelecido. Você pode utilizar um produto bactericida e fungicida, ampliando a proteção, ou lançar mão do clássico vinagre. Basta aplicar muito bem em todos os espaços, secar com um pano limpo e deixar arejar o local por algum tempo antes de recolocar as peças.

Falando em produtos bactericidas, é possível utilizá-los também na lavagem das peças. Procure itens próprios para este fim e que possam ser utilizados dissolvidos em baldes, máquinas de lavar e tanquinhos. Dessa forma, além de proteger o local de armazenamento, você também protege a peça.

Deixe dentro do guarda-roupas um anti-mofo –  ou mais, dependendo do tamanho do armário. Troque mensalmente ou quando a água extraída tiver alcançado o limite do recipiente.

Ventile bem o ambiente em que o armário, cômoda ou guarda-roupas está. Mesmo com a limpeza ideal e com a boa conservação das roupas, é essencial que o ambiente também esteja livre de umidade. Caso contrário, as ações de proteção poderão não ter tanta eficácia.

E como tirar mofo de roupa já manchada? A dica é lavar bem as peças com sabão neutro e deixá-las de molho na água quente. Depois, enxaguar muito bem e deixar secar ao sol. Contudo, é importante reforçar que a prevenção é fundamental para proteger suas peças, os ambientes e principalmente a sua família.

Assessoria