Conectado por

Featured

Imunoterapia: Novidade no combate ao câncer


Compartilhe:

Publicado por

em

Avanços no tratamento oncológico colocam os medicamentos imunoterápicos na linha de frente contra tumores.

P U B L I C I D A D E

Estimular o sistema imunológico do próprio paciente a atacar as células tumorais. Assim age a imunoterapia, que é hoje uma das estratégias mais eficazes e menos agressivas no tratamento de alguns tipos de câncer. Entre as principais drogas utilizadas há os chamados inibidores de ponto de controle. “Essa classe de medicamentos barra a ação de moléculas capazes de reduzir a atividade do sistema imune e impedir que ele ataque o tumor”, diz o imunologista Kenneth Gollob, do A.C.Camargo Cancer Center.

(Giovani Ramos/Abril Branded Content)

Com a medicação, a inibição cai por terra e as células de defesa, os linfócitos T, podem agir para destruir as células tumorais. “Já observamos bons resultados em melanoma, cânceres de pulmão, rim, estômago, cabeça e pescoço, bexiga, no linfoma de Hodgkin e no carcinoma de Merkel, um tipo raro de tumor de pele”, diz o oncologista clínico Milton Barros, do A.C.Camargo Cancer Center.

Além de exames laboratoriais de rotina para monitoramento de efeitos colaterais – como casos de inflamações nas glândulas e fígado etc. –, alguns exames específicos podem ajudar a guiar o tratamento. “Há testes moleculares para identificar biomarcadores relacionados com uma melhor resposta à terapia”, diz Barros. Daí a importância da equipe clínica interagir com a área de pesquisa.

 

https://saude.abril.com.br/medicina/imunoterapia-novidade-no-combate-ao-cancer/

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br