Conectado por

Rondônia

Idaron promove curso de legislação para equipe técnica que atua junto ao produtor rural


Compartilhe:

Publicado por

em

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) iniciou, na manhã de segunda-feira (5), um curso com duração de 12h, sobre legislação, voltado à equipe técnica que atua junto ao produtor rural. O curso, que foi dividido em dois dias, com encerramento nesta terça-feira (6), acontece no auditório da Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), 4º andar do edifício Rio Machado, no Palácio Rio Madeira.

P U B L I C I D A D E

As instruções são de responsabilidade do professor, doutor em Direito, Bruno Valverde Chahaira. “Nesses dois dias vamos trabalhar toda a questão legal que envolve o trabalho dos técnicos da Idaron, vamos falar sobre o que é uma lei, qual a hierarquia das leis e o que significa a Constituição Federal dentro desse contexto”, explicou o professor.

No exercício do trabalho, seja orientando ou fiscalizando, os técnicos da Idaron precisam saber qual a diferença de uma lei, de uma portaria, de um regulamento e de um decreto-lei, por exemplo, para que possam desenvolver ações eficazes e com resultados reais. “O fiscal, quando vai pro campo, precisa saber se a legislação que ele tá aplicando é a correta. Precisa saber também quais as possibilidades de modificação daquela legislação, até porque ele (fiscal), que está na ponta, deve sugerir aos superiores e, consequentemente, ao Poder Legislativo a alteração de determinada lei, quando ela não tiver mais sendo eficiente para o controle efetivo daquilo que o fiscal está fazendo em campo”, salientou Bruno Valverde.

Como exemplo de legislação que deve ser atualizada, o professor doutor fez menção a que regula e orienta o uso de defensivos agrícolas. “Temos, no estado, uma legislação altamente defasada sobre a questão agrícola. Há 15 anos praticamente não tínhamos agricultura, mas hoje esse setor é forte e a Idaron agora busca a modernização dessas leis”.

Jessé de Oliveira Júnior, gerente estadual de defesa vegetal da Idaron, reforça a pujança da agricultura no estado e fala da necessidade de se atualizar a legislação que regula o setor. “Temos uma agricultura forte e, por isso, precisamos do aprimoramento da legislação. A que está em vigor não consegue combater efetivamente condutas ilícitas, como exemplo o uso abusivo de agrotóxicos e o plantio em áreas proibidas”, destacou Jessé de Oliveira, acrescentando que a Idaron está em fase de revisão da legislação de defesa vegetal. “E aí está a importância desse curso, porque nos ajudará a atualizar as leis que precisam de atualização”.

Segundo o gerente de defesa vegetal, a finalidade é trabalhar a lei de forma mais educativa e menos punitiva, para que o produtor seja mais parceiro do trabalho de defesa sanitária.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br