Conectado por

Economia

IBM lança curso técnico em parceria com Centro Paula Souza em São Paulo


Compartilhe:

Publicado por

em

O programa do curso, chamado de P-TECH, irá combinar treinamento em sala e mentoria junto a empresas do setor privado. No primeiro momento, serão formados 80 alunos por ano.

P U B L I C I D A D E

A IBM anunciou nesta quarta-feira (5) que irá lançar um curso técnico profissionalizante em parceria com o Centro Paula Souza, autarquia do governo de São Paulo que administra as Faculdades de Tecnologia e as Escolas Técnicas.

O programa do curso, chamado de P-TECH, irá combinar treinamento em sala e mentoria junto a empresas do setor privado, como a própria IBM, além de parceiros da empresa. Esse modelo é projetado para apoiar o desenvolvimento de futuros profissionais, oferecendo habilidades técnicas e experiências de trabalho.

A ideia é formar alunos para as principais demandas profissionais do mercado, ao mesmo tempo em que articula formação de nível médio, técnico e superior.

“O currículo procura entender qual é o profissional que a indústria gostaria de trazer formado para o mercado”, disse Juliana Nobre, gerente de cidadania corporativa da IBM no Brasil.

De acordo com dados da consultoria IDC, é esperada uma demanda de 550 mil profissionais de TI na América Latina em 2019. Foi pensando nisso que a IBM lançou essa iniciativa. “Nós acreditamos que a IBM pode ajudar a encurtar o caminho do ensino médio ao mercado de trabalho, eliminando barreiras e motivando jovens”, disse Tonny Martins, presidente da empresa no Brasil.

Serão selecionados 80 alunos, por meio de processo seletivo de nível médio, para as primeiras turmas em São Paulo — duas na capital e uma no interior, em Americana. O curso irá durar 5 anos e poderá oferecer três diplomas: de nível médico, técnico e superior tecnólogo, em análise e desenvolvimento de sistemas.

Esse modelo de parceria no ensino foi lançado pela IBM em 2011, nos Estados Unidos, e desde então já está disponível em 110 escolas P-TECH por lá. O Brasil e a Colômbia são os primeiros países da América Latina a receber a iniciativa.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br