Conectado por
Governo de Rondônia

Acre

Hospital de Campanha e PS atingem 100% da ocupação de leitos de UTI Covid-19 em Rio Branco

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Em Cruzeiro do Sul, hospital referência para Covid-19 está com 100% de ocupação dos leitos de UTI — Foto: Odair Leal/Secom

Governador do Acre, Gladson Cameli, afirmou em vídeo, neste domingo (7), lotação de UTIs nos Hospitais de Campanha de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Sindmed também confirmou informação e falou ainda de ocupação total de leitos no PS da capital.

O governador do Acre, Gladson Cameli, divulgou um vídeo em sua rede social, neste domingo (7), falando sobre a ocupação de 100% de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) dos Hospitais de Campanha de Rio Branco – Instituto de Traumatologia do Acre, Into-AC e Cruzeiro do Sul, Hospital Regional do Juruá.

“Fui informado que 100% dos leitos de UTI já estão ocupados nas regionais do Juruá e em Rio Branco, quero fazer mais uma vez um apelo à população que nos ajude mantendo as restrições para que a gente possa passar segurança a todos.”

Cameli falou ainda do esforço conjunto para garantir o atendimento à população do Acre. “Nós, do estado, juntamente com as prefeituras e o governo federal, estamos fazendo o que podemos para amenizar a dor da população que precisa. Peço a colaboração a compreensão e que as pessoas evitem aglomerações para que a gente possa virar essa página”, falou.

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed) afirmou, na tarde deste domingo, que três unidades de saúde – Into-AC, Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul, e Pronto Socorro de Rio Branco – estão com 100% da capacidade.

Sobre a situação na capital acreana, o Sindmed disse que o sistema já está colapsado nas duas principais unidades de saúde. “UTI do Into-AC chegou a 100% de ocupação no início da manhã de hoje. Faltam médicos, faltam enfermeiros e técnicos. A UTI do Huerb [PS] está lotada com mais de 10 pacientes esperando abrir vaga”, afirmou.

Prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, divulgou informação pelas suas redes sociais — Foto: Reprodução

Prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, divulgou informação pelas suas redes sociais — Foto: Reprodução

Lotação também no Juruá

Os leitos de UTI específicos para o tratamento de pacientes com Covid-19 do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, atingiram 100% da capacidade neste domingo (7). A informação foi repassada pelo prefeito da cidade, Zequinha Lima, através de sua rede social. Apenas uma paciente aguardava vaga, mas conseguiu ser atendida e foi intubada e remanejada para uma UTI.

“Nesse momento, nosso Hospital Covid-19 está com 100% dos nossos leitos de UTI lotados. O colapso no sistema é uma realidade. Nossos profissionais de saúde estão lutando para salvar vidas, mas, a quantidade de casos tem aumentado de maneira alarmante. Precisamos redobrar a atenção, respeitar o isolamento social e usar máscara. A situação é muito grave! Nosso inimigo é a covid-19!”, afirmou o prefeito.

A cidade é uma das que mais sofre com a lotação de leitos, já que atende também pacientes dos municípios acreanos de todo o Vale do Juruá, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves, além de dois municípios do Amazonas.

No dia 29 de janeiro, a unidade já estava com 70% de ocupação e já era motivo de grande preocupação. Em 24 de janeiro, devido o alto consumo de oxigênio, houve uma sobrecarga em uma das unidades geradoras do hospital, que enfrentou uma queda na distribuição do produto. A informação foi confirmada pela direção do hospital em nota.

Abertura de cinco novos leitos no Juruá

O governo do Acre montou uma força-tarefa e enviou, ainda neste domingo (7), equipamentos necessários para abertura de mais leitos em Cruzeiro do Sul.

O material foi enviado pelo governo e já chegou no município. Os equipamentos são suficientes para abrir mais cinco UTIs, dependendo da demanda da unidade.

Reforço também na capital

Mesmo com a confirmação da lotação de leitos, o Boletim de Assistência da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), divulgado neste domingo, apresenta dados diferentes dos apresentados pelo governador e pelo Sindmed.

No documento consta que em Rio Branco o Into-AC está com a lotação de leitos de UTI em 96% e no PS com 60%. Questionada sobre a diferença nos dados apresentados, a assessoria da Sesacre explicou que o governo está montando novos leitos e esse seria o motivo de os dados não estarem batendo.

Covid-19 no Acre

Em todo o Acre já são 50.546 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, até este domingo (7), segundo o último boletim da Sesacre. Ao todo, 886 pessoas perderam suas vidas para a Covid-19.

A capital acreana tem um total de 22.670 casos do novo coronavírus confirmados desde março de 2020, quando foram registrados os três primeiros casos da doença no estado. Ao todo, 556 pessoas morreram após terem sido infectadas.

Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do estado, registra um total de 4.637 casos confirmados de Covid-19. Segundo a Sesacre, 81 pessoas morreram em decorrência da doença no município.

Também em vídeo nas redes sociais, Gladson Cameli anunciou que na tarde de segunda-feira (8) mais 6 mil doses de vacinas chegam ao Acre.

“Para darmos continuidade à imunização da nossa população, tendo em vista que toda essa imunização, tenho que ressaltar o apoio incondicional do governo federal, Ministério da Saúde e das prefeituras, além dos Dseis, que também colaboram em vacinar os nossos povos indígenas”, complementou.

(g1/Acre)