Conectado por
Governo de Rondônia

Cuiabá-MT

Greve de hospital suspende cirurgias e causa superlotação no Pronto-Socorro em Cuiabá

Publicado por

em


Continua após a publicidade

A greve dos funcionários da Santa Casa já dura 23 dias. Sem atendimento na unidade, outros hospitais começam a sofrer com o aumento da demanda, como o Pronto-Socorro de Cuiabá (PSMC) e Várzea Grande (PSMVG), região metropolitana da capital.

No PS de Várzea Grande, uma idosa, de 66 anos, que é diabética e teve um dos dedos do pé amputado, precisa fazer uma cirurgia chamada angioplastia. Ela está internada há 12 dias no PS aguardando pelo procedimento que só é feito no Hospital Geral ou na Santa Casa.

Funcionários de todas as áreas da Santa Casa estão em greve desde o dia 30 de julho. Eles cobram pagamento de salário que está atrasado há dois meses.

“Estamos sem receber e a gente necessita de recursos para pagar nossos insumos, os produtos, fornecedores e esterilização, além de pagar pessoal e para que a gente possa trabalhar com tranquilidade”, explicou um médico.

Greve de hospital suspende cirurgias e causa superlotação (Foto: TV Centro América)

Greve de hospital suspende cirurgias e causa superlotação (Foto: TV Centro América)

Por causa da paralisação do hospital filantrópico, o atendimento no PSMC também está ainda mais tumultuado.

A Secretaria de Estado de Saúde disse que depende do atendimento das unidades filantrópicas – como a Santa Casa e o Hospital Geral – para regular os pacientes para procedimentos como angioplastia e cateterismo.

Disse que como os atendimentos estão prejudicados, a regulação também é afetada. A Santa Casa de Cuiabá continua sem atender novos pacientes e não há previsão de retomada dos atendimentos.

Já o Hospital Geral voltou a receber pacientes esta semana, após acordo com as secretarias de Saúde de Cuiabá e do estado para receber repasses atrasados e recursos de emendas parlamentares nos próximos dias.

Por nota, a Prefeitura de Cuiabá disse que repassou nessa terça-feira (21) R$ 1,7 milhão ao Hospital Geral e que o dinheiro das emendas deve ser encaminhado ainda nesta quarta-feira (22).