Conectado por

Religião

Greg Laurie – Bondade: cristãos lideram o caminho


Compartilhe:

Publicado por

em

Quando olhamos para a história, descobrimos que as pessoas que mais fizeram por este mundo foram as que pensaram mais no próximo.

Por exemplo, olhe para os Estados Unidos. Algumas das grandes universidades que temos hoje foram fundadas por cristãos que creram na Bíblia com a intenção não apenas de educar as pessoas, mas também de ensiná-las sobre Jesus Cristo. Você pode se surpreender ao saber que instituições como Yale e Harvard têm sólidas raízes cristãs.
P U B L I C I D A D E

Isso é típico da direção que os cristãos tomaram ao longo da história. Eles queriam causar um impacto em nossa cultura. Cristãos abriram hospitais, montaram abrigos. Os cristãos alcançaram os oprimidos e os feridos em nosso mundo hoje com o evangelho de Jesus Cristo, vestindo-os, alimentando-os e cuidando deles.

Ainda hoje, quando um problema se desenvolve em algum lugar do mundo, seja a fome ou um desastre natural ou alguma outra crise, são os cristãos que geralmente lideram o caminho através das organizações de socorro, tentando fazer algo pelos outros.

Mostram-nos que aqueles que têm uma mente verdadeiramente celestial serão os maiores bem terrenos.

Quando o apóstolo Paulo disse: “Viver é Cristo” (Filipenses 1:21 NKJV), ele estava falando do fato de que também tinha interesse nas coisas desta vida. Mais tarde, ele disse: “Estou dividido entre dois desejos: desejo ir e estar com Cristo, o que seria muito melhor para mim. Mas, para o seu bem, é melhor que eu continue a viver” (versos 23-24 NLT).
Ele estava dizendo: “Eu quero estar com o Senhor, mas tenho um trabalho a fazer”. O que eu aprecio em Paulo é que ele tinha uma espiritualidade prática. Sim, Paulo amava Jesus e queria viver para ele. Sem dúvida, ele tinha uma paixão sagrada pelas coisas de Deus.

Mas também é verdade que Paulo era totalmente humano. Ele não viveu em vitrais. Ele não andava com um pedestal no qual subia quando queria fazer um pronunciamento. Em vez disso, ele era alguém como você e eu.

Nós sabemos, pela leitura da história da vida de Paulo no livro de Atos e em outros lugares, que Paulo enfrentou conflitos. Ele teve um conflito com um de seus associados e eles se separaram por um tempo (Eles se reconciliaram mais tarde.) Até mesmo Paulo se desentendeu.

Também sabemos que às vezes ele ficava chateado. Houve uma ocasião em que ele se apresentou ao sumo sacerdote, Ananias, sob acusações falsas. A certa altura, ele disse algo a Ananias e, como resultado, Ananias ordenou que ele fosse atingido na boca.

Paulo rebateu: “Deus vai dar um tapa em você, seu hipócrita corrupto! Que tipo de juiz você é para violar a lei por si mesmo ordenando que eu seja atacado assim?” (Atos 23: 3 NLT).

Isso não soa como virar a outra face para mim. Parece algo que eu poderia fazer.
No entanto, Paulo não ficou sentado com algum tipo de desejo de morte. Ele foi preso e acorrentado a um guarda romano, mas não disse: “Espero morrer hoje. Espero que minha vida seja tirada de mim”. Na verdade, não acho que alguém amou a vida mais do que Paulo.

Em uma ocasião, quando sua vida foi ameaçada, outros crentes o colocaram em uma cesta sobre o muro da cidade para ajudá-lo a escapar durante a noite. Ele era prático. Ele queria viver. Mas ele tinha suas prioridades em ordem. Ele tinha uma espiritualidade equilibrada.

Os homens e mulheres mais piedosos que tive o privilégio de conhecer ao longo dos anos sempre me impressionaram com sua espiritualidade genuína.

Passei um tempo com Billy e Ruth Graham, Chuck Smith e Alan Redpath, todos os quais desde então foram para o Senhor. Não estou dizendo isso para me gabar; Estou dizendo isso para lhe dizer que as pessoas mais espirituais que conheci são pessoas reais. E também posso dizer que eles amavam a Deus e tinham suas prioridades em ordem. No entanto, havia um equilíbrio em suas vidas.

A espiritualidade de que estou falando não é algum tipo de espiritualidade espacial, de olhos arregalados, de ostentação. Estou falando de fé prática, uma fé real que a Bíblia proclama. Esse é o tipo de espiritualidade de que Paulo estava falando quando disse: “Viver é Cristo, e morrer é lucro”.

Paulo não estava falando de uma espiritualidade de elite que só pode ser experimentada por ele ou pelos cristãos no primeiro século. Ele estava falando de uma experiência, um estilo de vida que deveria ser literalmente a norma para todo seguidor de Jesus Cristo de seus dias até os nossos.

No entanto, o cristianismo do Novo Testamento parece diferente do cristianismo de hoje. Isso porque, como igreja contemporânea, nos afastamos, em grande medida, da intenção original de Deus.

Penso que a maior parte da igreja do primeiro século tinha o mesmo lema de viver que o de Paulo: viver é Cristo. Não havia vantagens sociais em ser cristão naquela época. Na verdade, eles poderiam perder suas vidas por causa disso.

No entanto, a maneira como os cristãos do primeiro século impactaram sua cultura é impressionante. Eles não argumentaram contra os pagãos; eles sobreviveram a eles.

E é importante notar que os cristãos do primeiro século não fizeram nenhuma tentativa de conquistar o paganismo e a religião morta reagindo golpe a golpe. Em vez disso, os primeiros crentes pensaram, superaram e sobreviveram aos não-crentes.

Suas armas eram positivas, não negativas. Eles não realizaram protestos nem organizaram boicotes. Eles não fizeram campanhas para tentar derrubar os imperadores romanos. Em vez disso, oraram, pregaram e proclamaram a mensagem de Jesus Cristo. E, em grande medida, eles conquistaram boa parte de sua cultura. Eles, como Paulo, poderiam dizer: “Viver é Cristo”.

Se disséssemos a mesma coisa, poderíamos impactar nossa cultura hoje de uma forma muito mais eficaz. Viver é Cristo.

Greg Laurie é o pastor sênior da Harvest Christian Fellowship, com campi na Califórnia e no Havaí. Greg é o apresentador do programa de rádio sindicalizado nacionalmente “A New Beginning” e também é o fundador e palestrante de destaque da Harvest Crusades e Harvest America. Mais de 600.000 pessoas fizeram profissões de fé por meio desses esforços. Greg está casado com sua esposa, Cathe, há mais de 40 anos, e eles têm dois filhos, Christopher e Jonathan. Greg e Cathe também têm cinco netos. Para saber mais sobre Greg, visite harvest.org.
Artigo originalmente publicado no WND.
Nossa webrádio parceira: dj90.com.br