Conectado por

Política

Geração Z na política; Marcelo Cruz foi 8 e 80; Laerte Gomes trabalha pensando em 2026


Compartilhe:

Publicado por

em

Quem faz parte da Geração Z? O grupo de pessoas nascidas a partir do ano de 1995. Essa geração como nativos digitais cresceram com a popularização da internet e interagem com o mundo através das tecnologias disponíveis. Para esse grupo, a visão sequencial do tempo é substituída pela visão paralela do tempo, em que é a realidade é simultânea e é possível realizar várias atividades, acessar várias realidades e participar de diversos grupos ao mesmo tempo. Esse grupo de pessoas são práticos, realistas, tolerantes, ativistas, idealistas, criativos, avessos a rótulos, adeptos da lógica, acessibilidade e simplicidade, e carregam dentro de si, um enorme desejo de construir um mundo melhor.

P U B L I C I D A D E

Dificuldade

A geração Z é caracterizada pelo domínio das novas tecnologias e no seu primeiro momento de vida, vive num universo particular, individual e, por vezes, alheio ao ambiente e às relações interpessoais no dia a dia com os pais, familiares, vizinhos, amigos e colegas.

Inclinação

Os nascidos na geração Z prioriza os estudos por meio das tecnologias disponíveis, sonham em cursas uma faculdade, fazer intercâmbios no exterior, têm maior inclinação ao empreendedorismo e recebem bem a ideia de trabalhar em home office. Esse grupo de pessoas possui uma forte carga idealista e são mais focados em qualidade de vida.

Padrão

Estudos apontam que gerações do passado se moviam na mesma direção política e ideológica. Já a geração Z quebrou esse padrão, a grande maioria das moças estão cada vez mais progressistas e a grande maioria dos rapazes mais conservadores. Essa geração pós-millennial assumirá o protagonismo político dentro de algumas décadas.

Manifesta

O fenômeno da geração Z se manifesta nos quatro quantos do mundo, inclusive os jovens dessa geração têm conquistados cadeiras nos espaços de poder legislativo e executivo. Quem ganha destaque no Poder Legislativo é o deputado federal Nikolas Ferreiras (PL-MG) – 27 anos; Ícaro Costa (PL-SE) – 21 anos; Chiara Biondini (PP-MG) – 20 anos. Já no Executivo, o prefeito de Recife João Campos – 27 anos.

Incentivá-los

Espero que o conteúdo sobre a Geração Z sirva de reflexão para aqueles jovens de 18 a 30 anos que podem disputar uma eleição, em especial, de vereador e prefeito. Cabe aos velhos caciques dos partidos, despertar os interesses desses jovens pela política, mas não basta apenas incentivá-los, faz necessário também orientar de forma ética e pró-ativa.

Movimenta

A juíza aposentada Euma Tourinho se movimenta em direção ao Prédio do Relógio. Novamente repito, caso entre na disputa como candidata a prefeita, Euma poderá ser o fenômeno “Hildon Chaves” das eleições municipais de 2016.

Alterar

O perfil de Euma Tourinho é de Centro-direita, portanto, pode disputar o Prédio do Relógio pelo PP, MDB ou ser um nome de consenso do PL. Nesse cenário, ela seria a novidade e poderia alterar os rumos da sucessão do prefeito Hildon Chaves.

Carta

O deputado federal Fernando Máximo (União) recebeu do presidente nacional do União Brasil, deputado federal Luciano Bivar, a bendita carta de anuência para deixar o partido, porém, a carta não passou pela comissão interna do partido para devida aprovação e permissão para deixar a legenda.

Conta e risco

Caso Fernando Máximo deixe o União Brasil, filie-se a um novo partido e se lance na disputa pela prefeitura de Porto Velho, o partido ou suplente pode questionar a validade da carta e pedir o mandato, portanto, Máximo se concorrer será por sua conta e risco na iminência de perder o mandato de deputado federal.

Convencer

O deputado estadual Marcelo Cruz, que lidera a frente de partidos nanicos Solidariedade, PRTB, Agir e DC, busca com unhas e dentes, lideranças para fechar as 04 nominatas de vereadores. Neste caso, Marcelo precisa convencer 96 pessoas para se filiar aos referidos partidos no intuito de preencher as nominatas de vereadores.

Ousado

Na questão partidária, o deputado Marcelo Cruz foi 8 e 80, ou seja, colocou debaixo do braço o partido de Esquerda Solidariedade (SD) e os partidos de Direita e Extrema-direita PRTB, DC e Agir. Conclusão: O homem é ousado!

Viúvos

O partido Novo só registrou os Diretórios provisórios nos municípios de Porto Velho, Monte Negro, Machadinho D’Oeste, Ji-Paraná, Jaru e Ariquemes, portanto, os pré-candidatos a prefeitos pela legenda liberal nos municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim, estão viúvos de partidos.

Fortalecer

O deputado estadual Laerte Gomes roda o estado todo na companhia do seu filho Laerte Filho e do ex-senador Expedito Júnior, visando fortalecer em Rondônia o PSD de Gilberto Kassab. Neste caso, Laerte dar sinais que vai alçar voos mais altos na política e prepara o filho para sucedê-lo no parlamento estadual.

Entregas

Nos passos do pai, a deputada estadual Gislaine Lebrinha, faz um trabalho no parlamento estadual em defesa dos municípios do Vale do Guaporé. Recentemente, Lebrinha fez várias entregas de suas emendas parlamentares nos municípios de São Francisco do Guaporé, Seringueiras e Costa Marques.

COLUNA FALANDO SÉRIO/HERBERT LINS
Nossa webrádio parceira: dj90.com.br