Conectado por

Saúde

Frutas de fim de ano embelezam a mesa e são fonte de vitaminas


Compartilhe:

Publicado por

em

Dezembro marca as comemorações natalinas e a passagem para um novo ano. No setor de hortifruti dos atacarejos e supermercados acontece uma explosão de cores e aromas proporcionados pelas frutas da época – caso do abacaxi, framboesa, damasco, romã, ameixa, lichia, entre outras, que além de saborosas, trazem benefícios à saúde.

Segundo Sheili Negrão Gomes, nutricionista do Fort Atacadista Mato Grosso, as frutas vermelhas típicas da estação e bastante usadas nas preparações da época, oferecem inúmeros benefícios para o corpo.

“A framboesa, por exemplo, é uma fruta que deveria ser mais consumida pela população. Ela é rica em antioxidantes, ótima fonte de vitamina C, potássio, auxilia na saúde dos músculos e articulação sanguínea e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares”, frisa a especialista. A fruta também é indicada para o consumo das gestantes, por conter ácido fólico, auxiliando na formação fetal.

Já a ameixa, também fruta da estação, é fonte de ferro, potássio, cálcio, zinco e vitaminas do complexo B. “A ameixa é ótima opção para ser consumida in natura ou nas receitas. Suas propriedades beneficiam a visão, o sistema imunológico, a anticoagulação do sangue e contribui para o fortalecimento dos cabelos”, ensina a nutricionista. A fruta também é conhecida pelos benefícios intestinais.

Outra fruta da época rica em nutrientes é o abacaxi. A fruta possui vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6, B9, manganês, magnésio e potássio, além de apresentar um composto ativo chamado bromelina, que possui propriedades antiinflamatórias. “Muito usado nas saladas, sucos e como sobremesas, o abacaxi fornece vitaminas que protegem o sistema imunológico, evitando infecções”, explica.

O fim de ano também é marcado pelas tradições. Para os supersticiosos, guardar as sementes da romã na carteira traz prosperidade. “A romã pode ser consumida in natura, como suco ou chá e possui propriedades antioxidantes, auxiliando nas inflamações e infecções”, reitera a nutricionista.

Ela também sugere para o consumo de damasco, kiwi, maracujá, pêssego, cereja, uva, limão, dentre outras frutas típicas de fim de ano, que oferecem além da beleza das cores, diversas fontes de vitaminas.

Na rede Fort Atacadista, o consumidor encontra uma variedade de frutas, verduras, legumes e produtos voltados para a alimentação. Em Cuiabá, as lojas do Fort Atacadista estão situadas nas Avenidas Miguel Sutil e Fernando Corrêa da Costa e, em Várzea Grande, na avenida da FEB.

ASSESSORIA