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Estrutura global de Compliance da JBS obtém reconhecimento


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A JBS celebra os resultados das ações realizadas no último ano, quando instituiu a criação da Diretoria Global de Compliance e anunciou a contratação do executivo Marcelo Proença para liderar a área. “Aceitei o convite porque tenho muito claro o objetivo da empresa em aprimorar o seu programa de compliance e fazer com que seja uma referência global para o mercado. Temos evoluído consistentemente na evolução desse tema e, com isso, na construção da confiança e da reputação perante os stakeholders da Companhia”, explica o executivo, que se reporta diretamente ao Conselho de Administração da JBS.

P U B L I C I D A D E

 

Com a coordenação de Marcelo Proença, a empresa desenhou oito medidas estruturantes e que foram implementadas ao longo dos últimos 12 meses:

 

  1. “Faça Sempre o Certo” – programa de conformidade da JBS. Bastante abrangente, aborda diversos aspectos de conformidade definidos com base nas melhores práticas globais do segmento. Para o lançamento do “Faça Sempre o Certo”, foi realizado um amplo programa de comunicação interna, envolvendo todos os 120 mil colaboradores da empresa no Brasil;

 

  1. Treinamentos – a partir do lançamento do “Faça Sempre o Certo”, a Companhia iniciou um intenso programa de treinamento para as lideranças. Durante os meses de julho, agosto e setembro de 2017, 124 diretores e mais de 600 gerentes participaram de seminários sobre compliance com ênfase em temas como normas antitruste, conflitos de interesses e regras anticorrupção, entre outros;

 

  1. Comunicação – para que todos os colaboradores tenham acesso às informações e diretrizes do programa “Faça Sempre o Certo”, a JBS intensificou sua comunicação com campanhas e informativos periódicos sobre o tema. Além disso, a área realizou várias apresentações a clientes, investidores e demais públicos de interesse;

 

  1. Políticas – criação de Políticas para instituir procedimentos de acordo com uma série de situações e com o objetivo de fomentar a cultura de conformidade em todos os níveis de hierarquia da Companhia. Entre as diversas iniciativas implementadas, destacam-se: Política de Doação de Produtos, Política de Patrocínios, Política de Consequência, Políticas de Apuração de Denúncias, entre outras;

 

  1. Canal de Denúncias Linha Ética JBS – a empresa estruturou um novo canal de denúncias, totalmente terceirizado, seguro e confidencial (que protege o anonimato dos denunciantes e que está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana). O serviço funciona em três idiomas (português, inglês e espanhol) e atende a colaboradores e ao público externo;

 

  1. Comitês de Ética – a JBS instituiu sete Comitês de Ética para avaliar e deliberar sobre as ações (gestão de consequência) a serem adotadas, tendo como fonte o canal de denúncias. Os comitês estão distribuídos pelas unidades de negócio (JBS Carnes, Seara, JBS Couros, JBS Novos Negócios, Swift e Corporativo), todos com reporte direto ao Comitê de Ética JBS;

 

  1. Due Dilligence de Terceiros – em parceria com a Deloitte, a empresa desenvolveu um software para a pré-avaliação de fornecedores. Nesse processo, a Companhia faz a análise reputacional de terceiros, a partir da consulta de mais de 20 bases de dados;

 

  1. Código Global de Conduta e Ética – documento único com aplicabilidade global. Aborda 24 diretrizes relacionadas a temas como equilíbrio no trabalho, segurança do alimento, meio ambiente e sustentabilidade, conflito de interesses, presentes e entretenimento, entre outros. Simultaneamente ao Código de Conduta e Ética para Colaboradores, a empresa lançou o Código de Conduta de Parceiros de Negócios, com regras específicas para a relação com terceiros.

 

Transparência Internacional e Instituto Ethos

 

No início de 2018, a ONG Transparência Internacional divulgou o estudo “Transparência em Relatórios Corporativos”, que avaliou o nível de transparência corporativa das 100 maiores empresas do Brasil.

 

No levantamento, a JBS obteve conceito “ótimo/bom”, alcançando a nota 8,1, bem acima da média geral (5,7). Ficou entre as 10 melhores entre as 53 maiores companhias brasileiras com operação no exterior, sendo a primeira colocada no setor de alimentos.

 

No começo de junho, a JBS se tornou signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção do Instituto Ethos. Trata-se de um compromisso voluntário e público com o objetivo de propagar boas práticas.

 

Para Marcelo Proença, a adesão a pactos como o do Ethos e a divulgação de relatórios como o da Transparência Internacional servem como métrica relevante para as empresas que desejam avançar em suas práticas. “O objetivo da JBS, desde já, é obter uma colocação ainda melhor na próxima edição do relatório.”

No que depender dos movimentos recentes da empresa, esse objetivo está mais próximo. No último dia 27 de abril, a Companhia anunciou a nomeação de Lance Kotschwar como diretor de Ética e Compliance da JBS USA. O executivo é o responsável pela implementação do programa “Faça Sempre o Certo” nas operações nos Estados Unidos, Canadá, México, Europa, Austrália e Nova Zelândia.

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