Conectado por

Porto Velho

Escola Virtual chega para alunos da rede municipal de ensino


Compartilhe:

Publicado por

em

Com mais de um ano sem ir às salas de aula, professores e alunos da rede municipal de ensino ganharam uma importante ferramenta para dar seguimento às atividades escolares em meio a pandemia.

Professora comenta benefícios da nova tecnologiaProfessora comenta benefícios da nova tecnologia

Desenvolvida pela Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI), a Escola Virtual foi colocada à disposição dos docentes, num momento em que a tecnologia se torna uma aliada no ensino em Porto Velho.

Professora há mais de sete anos na Escola Municipal São Miguel, no bairro Jardim Santana, Aurelina Cavalcante está descobrindo os benefícios da Escola Virtual.

“A plataforma tem benefícios como a comunicação instantânea com os alunos, rápido processamento e envio e acompanhamento das atividades”, detalha a professora.

De fácil acesso, a plataforma permite aos professores fazer ‘downloads’ e ‘uploads’ de atividades, realização de fóruns e grupos para aulas de reforço, além de ‘lives’ e gravação de aulas virtuais. A ferramenta também chega a estudantes do ensino infantil ao fundamental II.

DEMOCRÁTICO

A Escola Virtual foi desenvolvida para atender a todos os perfis de alunos da rede municipal. Naiara Viana, psicóloga na Escola São Miguel, define a ferramenta como democrática e inclusiva.

Psicóloga define ferramenta como democrática e acessívelPsicóloga define ferramenta como democrática e acessível

“A plataforma permite que alcancemos alunos com necessidades especiais, estudantes com alguma dificuldade intelectual, bem como toda a realidade de nossa comunidade. A ideia é garantir que todos tenham acesso ao conhecimento da melhor forma possível”, resume.

A ferramenta permite que pais gerenciem e auxiliem os filhos no contato com o professor, além de oferecer uma navegação segura e eficaz durante o período de aulas.

Cientes de que nem todos os estudantes contam com acesso à internet, a Prefeitura de Porto Velho também garante outras formas de acesso às atividades.

Além dos formatos virtuais, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) orienta as escolas a continuar os trabalhos com os livros didáticos e garantir a distribuição das atividades impressas aos alunos com dificuldades de acesso à internet.

Texto: Pedro Bentes
Fotos: Leandro Morais
Vídeo: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Prefeitura de Porto Velho

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento