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E-commerce Marketing: Táticas acionáveis para impulsionar mais vendas


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Todas as lojas online querem aumentar o tráfego e as conversões. Mas mesmo depois de você ter montado uma estratégia básica, ainda pode ser um desafio para decidir quais as táticas de marketing que você deve tentar.

É por isso que reunimos uma visão geral de táticas de marketing eficazes e ferramentas de comércio eletrônico, juntamente com ideias para ajudá-lo a implementar cada abordagem.

As próprias ideias vão desde a simples aquisição até à geração de mais compras repetidas a partir da base de clientes que já tem.

Tente implementar uma destas ideias todos os dias durante as próximas semanas. No último dia de seu sprint, faça um balanço e descubra quais táticas funcionaram melhor para impulsionar novas vendas.

O que é e-commerce marketing?

E-commerce marketing é a prática de usar táticas promocionais para direcionar o tráfego para sua loja online (inclusivamente se for uma loja de dropshipping), convertendo esse tráfego em clientes pagantes, e mantendo esses clientes pós-compra.

Uma estratégia holística de marketing de comércio eletrônico é composta de táticas de marketing dentro e fora do seu site.

Uma estratégia de marketing sólida pode ajudá-lo a construir a consciência da marca, conduzir a lealdade do cliente e, finalmente, aumentar as vendas online.

Você pode usar o marketing de comércio eletrônico para promover sua loja online como um todo ou para impulsionar mais vendas de produtos específicos. Abaixo está uma visão geral de algumas ideias práticas para tentar.

1. Upsell seus produtos

A maioria de nós já ouviu alguma variação do famoso: “Gostaria de superdimensionar o seu pedido?” É um exemplo de upselling, ou a abordagem de vender um produto um pouco mais premium do que aquele que o cliente estava considerando originalmente.

Para muitas empresas, o upselling pode ser mais eficaz do que adquirir um novo cliente líquido.

Às vezes seus clientes não sabem que um produto premium está disponível, ou podem simplesmente precisar de mais evidências para entender como um upgrade (ou pacote) é mais adequado às suas necessidades.

Por exemplo, um dos seus modelos de produtos é feito de couro ligeiramente melhor? Ou será que um deles tem um componente especial feito à mão? Certifique-se de enfatizar a diferença e perguntar, nos lugares certos, se o cliente pode querer atualizar.

2. Integrar Instagram

Com mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente, o Instagram é um dos aplicativos sociais que mais crescem ao redor, conectando consumidores, influenciadores e marcas.

Se você tirar fotos interessantes, usar hashtags estrategicamente e postar nos momentos certos, então você está no caminho certo para construir um grande Instagram seguindo pessoas que estão interessadas em seus produtos.

A chave para dominar sua presença orgânica no Instagram é o engajamento com seus seguidores.

Quais são algumas maneiras de se envolver com seu público no Instagram? Você pode tentar realizar concursos ou ir aos bastidores para mostrar seu processo de desenvolvimento de produto.

Você também pode pagar para jogar no Instagram. Para o marketing de comércio eletrônico, adicionar produtos aos seus posts e histórias no Instagram dá aos seus seguidores um caminho direto para a compra, que é fundamental para aumentar suas vendas online.

3. Reduzir os carrinhos abandonados

Verdade dura: Você está perdendo dinheiro toda vez que um visitante abandona seu carrinho sem comprar.

Este fenômeno é bem estudado. Os visitantes adicionam itens a seus carrinhos, mas abandonam seus carrinhos durante o processo de checkout. Segundo o Instituto Baymard, 69,23% dos carrinhos de compras estão abandonados.

Vale a pena abordar diretamente tantas hesitações quanto possível, porque alguns compradores que abandonaram seus carrinhos poderiam ter sido lembrados de completar sua compra.

Talvez eles pudessem ter sido persuadidos com um desconto ou frete grátis, por exemplo.

Uma ideia simples e eficaz de e-commerce marketing para reduzir a frequência de carrinhos abandonados é uma campanha de recuperação de e-mail, que pode convencer seus visitantes a fazer uma visita de retorno e concluir sua compra original.

4. Iniciar uma loja do Facebook

Embora o Facebook tenha sofrido uma série de mudanças, continua a ser uma plataforma viável para a mídia social e marketing de comércio eletrônico.

É bastante simples começar a fazer vendas através da sua loja do Facebook. Melhor ainda, sua loja do Facebook pode se integrar diretamente com sua loja Shopify para que você não tenha que manter um inventário separado.

5. Capturar mais assinantes de e-mail

Dólar por dólar, e-mail marketing é um dos canais mais eficazes à sua disposição para fazer vendas e gerar clientes recorrentes.

Aproximadamente 17% dos gastos com marketing digital acontecem em e-mail, mas contribuem com 24% da receita, de acordo com um estudo realizado em 2015 pela Forrester Research.

Há muitos tweets e publicações no Facebook para nós acompanharmos, e o e-mail pode oferecer uma interação mais íntima. As pessoas ainda são mais protetoras das mensagens enviadas para suas caixas de entrada pessoais versus suas alimentações sociais. Além disso, o e-mail dá a você o espaço para dizer coisas que não cabem em uma postagem de mídia social.

Estas são 5 dicas simples e que você pode implementar para garantir que o seu e-commerce vende mais!

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