Conectado por

Mato Grosso

Dois municípios de MT estão entre os 100 mais inteligentes e conectados do país


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

Mato Grosso tem dois municípios entre os 100 mais inteligentes e conectados do país em 2021, conforme o Ranking Connected Smart Cities. Cuiabá ocupa a 39° posição e Primavera do Leste a 79°.

O ranking é baseado nos seguintes indicadores:

  • Mobilidade
  • Urbanismo
  • Meio ambiente
  • Energia
  • Tecnologia e inovação
  • Economia
  • Educação
  • Saúde
  • Segurança
  • Empreendedorismo
  • Governança

 

A pesquisa coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, segundo estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020, totalizando 677 cidades.

O total de pontos é 70. No desenvolvimento geral, a capital mato-grossense recebeu 32,87 pontos e Primavera do Leste 30,76. A cidade com a maior nota foi São Paulo (37,58), com 4,71 pontos a mais que Cuiabá.

No centro-oeste, Cuiabá e Primavera do Leste estão entre as 10 cidades mais desenvolvidas. A capital aparece em 4º lugar e Primavera em 7°. Os três primeiros colocados são: Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO).

Cuiabá está entre as 100 cidades mais desenvolvidas do país — Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Cuiabá está entre as 100 cidades mais desenvolvidas do país — Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Destaques de Cuiabá

Cuiabá é o único município do estado que está na lista dos 100 mais desenvolvidos nas áreas da mobilidade (40°), governança (45°) e segurança (53°).

Na área da saúde, a capital também é destaque na 15° posição. Na lista dos 100, também aparecem Lucas do Rio Verde (75°), Barra do Garças (76°) e Primavera do Leste (80°).

Ainda de acordo com a pesquisa, a capital mato-grossense também é a 22° melhor cidade do país para empreender. Sorriso (41°), Várzea Grande (52°) e Primavera do Leste (70°) também representam o estado nesse eixo.

A cidade também é a 22° colocada no setor da tecnologia e inovação, junto com Primavera do Leste (88°).

Primavera do Leste tem 35 anos de fundação e é destaque no Ranking Connected Smart Cities — Foto: Divulgação

Primavera do Leste tem 35 anos de fundação e é destaque no Ranking Connected Smart Cities — Foto: Divulgação

Destaques de Primavera do Leste

Nos eixos educação e meio ambiente, Primavera do Leste é a única representante de Mato Grosso, em 55° e 75° posição, respectivamente.

Com um valor per capita de R$ 544,40, a cidade do interior do estado ocupa também a 24° posição no eixo urbanismo. Representando o estado, também aparecem Várzea Grande (34°), Rondonópolis (54°) e Sinop (84°). Segundo a pesquisa, todas essas cidades contam com emissão de alvará da prefeitura municipal.

Primavera do Leste também se destaca no empreendedorismo, ocupando a 70° posição no ranking. Cuiabá (22°), Sorriso (41°) e Várzea Grande (52°) também estão na lista.

Na saúde, a cidade é a 80°. À frente estão Cuiabá (15°), Lucas do Rio Verde (75°) e Barra do Garças (76°).

G1.globo.com

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
Publicidade
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento