Conectado por

Artigos & Colunas

Desafios do Ensino Religioso – Por Ricardo Oliveira

Publicado por

em

A Diversidade Religiosa Cultural

Continua após a publicidade

A diversidade religiosa e cultural, nos revela o quanto podemos construir em nós o encontro com o Outro. O conflito em sala de aula, nos remete ao histórico de cada aluno (a) em questão, pois trabalhar as diferenças, e compreender esta diferença sendo uma ponte para o respeito, à alteridade, requer do profissional da disciplina de Ensino Religioso uma abordagem a qual seja de proporcionar aos educandos a visão de mundo além daquele a qual conhecem. Desta forma, o currículo deve contemplar de imediato, todos os conhecimentos trazidos pelos estudantes.

Os Desafios do Diálogo

Os desafios em dialogar a respeito da valorização de tradições religiosas, geografia, filosofia, psicologia, história, tantas outras áreas, passa pelo conceito de diversidade. A diversidade é uma das marcas da vida social brasileira […] (ORGANIZADORES, pg.11, 2014), portanto, ao trazer para a turma a qual está trabalhando, o significado das seguintes palavras: 1. Diversidade; 2. Cultura; 3. Tradições; 4. Alteridade; 5. Limites; 6. Transcendente; 7. Finitude Humana; 8. Diálogo, se pode com eles construir uma sociedade mais humanizada.

Resultado de imagem para identidade cultural

Identidades Culturais

A existência de uma variedade de identidades culturais presentes no Estado de Santa Catarina, […] indica que existem possibilidades de nos construirmos como humanos de modos diversos, assim como, de encontrar caminhos diferentes para solucionar problemáticas similares que afligem a humanidade […]. (POZZER; CECCHETTI, pg.74, 2016). Problemas como o preconceito a gerar intolerância contra o diferente, que por muitas vezes, sente a necessidade de ter voz. A Educação tem uma estrada longa, assim o Ensino Religioso também vai andando a largos passos, rumo a […] estabelecer uma relação dialógica com o Outro […]. (POZZER; CECCHETTI, pg.90, 2016)

Ver biografia em : Ricardo Oliveiraconfira também o site: Ensino Religioso e Escola

OLIVEIRA, Lilian Blank de, KREUZ, Martin, WARTHA, Rodrigo. Educação, História e Cultura Indígena: Desafios e perspectivas no Vale do Itajaí. Blumenau: Edifurb, 2014.

POZZER, Adecir, CECCHETTI, Elcio. Colonialidade do Saber e Formação Docente: ensaios para episte(me)todologias interculturais in HARDT, Lúcia Schneider, MOURA, Rosana Silva de. Filosofia da Educação: entre devires, interrupções e aberturas – outro mundo contemplado. Blumenau: Edifurb, 2016.


ARTIGO EM PDF

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *