Conectado por

Artigo

Um tesouro educacional – Por Ricardo Oliveira

Publicado por

em

Em tempos em que a educação vem sofrendo com o governo, nossa missão de educar vem sendo cada vez mais um motivo para que ela não venha perecer nas garras daqueles, cuja visão nega a história do ensino de qualidade. A vida do ser humano, não deve se tornar algo sem muita importância, e nossos olhos devem estar sempre atentos aos direitos da humanidade. Se eu vejo algum futuro nisso?

Continua após a publicidade

Sim, eu tenho certeza que tudo vai dar certo! A escola pública traduz a beleza poética do amadurecimento crítica, profissional, e como não apontar para o pessoal, de certa forma? Quem passou efetivamente por um ensino público, tem a possibilidade de compreender a sua essência, refletir sobre o caminho percorrido por sua trajetória ao longo de anos…Construa pontes, valorizando o ambiente escolar a qual se está inserido!

Não podemos deixar de desanimar nunca, mas procurar no Outro as condições de levar adiante o trabalho pedagógico realizado por cada professor/professora em sua Unidade Escolar. As palavras têm um sentido especial, quando ela se manifesta em ação (prática), abrindo diálogos, conduzindo ao conhecimento, questionando os alunos para entenderem o seu lugar nesta sociedade. Eu tenho um ideal pela frente. Você também?

Não escrevo para viver! Rabisco as ideias, justamente pelo fato de estar trilhando em passos pequenos, a verdade guardada em meu coração: a educação ainda é possível! Certa vez, Sêneca, o filósofo, escritor, mestre da arte da retórica, membro do Senado, questor e magistrado da justiça criminal, durante o Império Romano, alertava: “A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”. Agora, sabemos o tesouro que temos em nossas mãos, assim como a nossa responsabilidade pelo seu progresso.