Conectado por
Governo de Rondônia

Saúde

Cuidados com recém-nascido gripado

Publicado por

em


Continua após a publicidade

É ruim para todos os pais presenciar o primeiro resfriado do bebê, principalmente no caso dos recém-nascidos.

Mas fique tranquila, a gripe não costuma ter grandes complicações e apresentar melhoras entre três e sete dias, além disso, os cuidados são simples.

Provavelmente o bebê terá entre oito e dez resfriados nos primeiros anos de vida. Normalmente ele ficará desconfortável, fungando, e pode ter dificuldades para mamar, febre, tosse e dores de garganta. A dificuldade para mamar surge quando o nariz estiver entupido.

O ideal é coloca-lo para dormir em posição vertical com a cabeça mais elevada, porque em horizontal pode ser que o nariz fique ainda mais congestionado. Se for deixa-lo no berço, dobre um cobertor e coloque abaixo do colchão onde ele deita a cabeça, para que ele mantenha a cabeça sempre um pouco elevada.

Qual a causa do recém-nascido gripado?

A gripe é uma infecção das vias respiratórias causadas por vários tipos de vírus. Seu contagio é comum através de saliva liberada pelo espirro no ar, mas pode ser transmitida pelo contato com as mãos. Por isso sempre que você ou alguma pessoa forem pegar o bebê mantenha as mãos limpas e de preferência passadas também em álcool.

Preciso procurar um médico caso o recém-nascido fique gripado?

Sim, se o bebê possui menos de 3 meses, é necessário procurar um médico caso ele aparente qualquer sinal diferente do normal

Bebê gripado com tosse?

recem-nascido-gripado

Sim, isso é normal. Como a gripe é uma infecção das vias respiratórias, a tosse acaba sendo aspirada por pessoas ao redor e essa também é a forma de combate da eliminação do que esta atacando o corpo. Caso apareça esse sintoma, procure um pediatra e se achar necessário um raio X do pulmão para verificar se a gripe não esta evoluindo para algo mais grave. Caso os pulmões estejam cheios, os cuidados aumentarão com o bebê para que a gripe não acabe progredindo para uma pneumonia.

O que faço para tratar um recém-nascido gripado?

Não há muito que fazer, é importante que ele beba bastante liquido e descanse. Se houver febre, é possível que ele tome um antitérmico para baixar a temperatura, porém este e qualquer medicamento só devem ser usados seguindo recomendação do médico.

É importante lembrar também que não se devem administrar remédios antigripais ou descongestionantes para o bebê por conta própria, pois esse tipo de medicamento pode fazer mal ao bebê. Somente use sob indicação do pediatra.

  • Coloque uma toalha ou cobertor fino debaixo do colchão do berço, na parte da cabeça para eleva-la, pois diminuirá a congestão nasal.
  • Não mantenha travesseiros dentro do berço do recém-nascido e troque as roupas de cama com frequencia.
  • Use soro fisiológico para desentupir o nariz. Uma dica legal é passar o soro antes do horário da criança mamar, porque ajuda a aliviar a congestão e o bebê consegue se alimentar.
  • Não medique a o bebê sem avaliação do pediatra, todo cuidado é pouco nos casos de recém-nascidos.
  • Utilize um aspirador nasal para “assuar” o nariz do bebê, utilizando sempre os bulbos que conseguem sugar a secreção dentro do nariz.
  •  Não agasalhe a criança demais. Não é porque ele esta gripado que precisa de milhares de roupas, porque se exagerar ele vai acabar suando muito e a mãe vai deduzir que o pequeno esta com febre. Por esse motivo coloque roupas que agasalhe seu bebê, mas sem excessos.
  • Fique de olho na temperatura do recém-nascido, pois se passar de 37,5 graus o bebê já esta com febre. Caso ele esteja com febre, o ideal é procurar imediatamente o pediatra de sua confiança, porque febre pode ser sinal de outras complicações.

    Como fazer a limpeza no nariz do recém-nascido?

    O ideal é fazer essa operação com ajuda de alguém que possa segura-lo e acalma-lo, e só é indicado em casos onde a criança esta com bastante catarro.

    As vezes o uso de aparelhos como vaporizador de ar pode umedecer o ambiente e ajudar o bebê, mas o indicado é que a mãe converse antes com o pediatra, porque esse tipo de aparelho pode acabar proliferando fungos e piorando a situação.

    Também existe a possibilidade de fazer a inalação somente com soro fisiológico, seguindo a recomendação do médico. Já em casos que serão necessárias sucções, coloque um pouco de soro fisiológico dentro do nariz do bebê antes de fazer o procedimento.

    Dicas para evitar a gripe em recém-nascidos

    • Não deixe de amamentar a criança, pois o leite materno possui nutrientes para mantê-lo saudável.
    • Mantenha a casa limpa, ventilada e com o ar umedecido.
    • Tome você também à vacina da gripe e assegure que todos os moradores da casa também estejam vacinados contra a doença.
    • Leve o bebê para tomar sol nos horários indicados pelo menos por 15 minutos por dia.
    • Ao aparecer os sintomas, procure sempre um médico de sua confiança.
    • Evite locais fechados e aglomerados de pessoas.
    • Mantenha o bebê longe de pessoas com gripe e resfriado, para que ele não pegue a doença.