Conectado por
Governo de Rondônia

Saúde

Bebê prematuro: lista de cuidados que você deve conhecer

Publicado por

em


Continua após a publicidade

bebê prematuro exige cuidados especiais, ele foi mais apressadinho e nasceu antes do tempo, muitas crianças que nascem fora do tempo precisam ficar no hospital até ganhar força e peso. Mas depois que o bebê vai para casa os cuidados não podem parar, é necessário vigiar bastante para que a criança cresça com saúde e forte. Por isso vamos mostrar aqui uma lista de cuidados que você deve ter.

Não dá para saber se seu filho será prematuro, muitas vezes a criança cresce normalmente na barriga e está tudo bem quando ela pensa em sair. É claro que na maioria dos casos o bebê prematuro nasce por causa de riscos na gravidez ou problemas, em todo o caso os cuidados são os mesmos.

A criança é considerada prematura quando nasce antes da gestação completar 36 semanas e seis dias, qualquer bebê que nascer antes disso é considerado prematuro, por isso não importa o tempo que nasceu, se foi com 30 semanas ou 35, qualquer um é considerado prematuro. Quando isso acontece o bebê fica um longo período hospitalizado, pois seus órgãos ainda não estão totalmente prontos e fortes, para o bebê prematuro ser liberado do hospital os médicos observam o:

  • Coração;
  • Pulmões;
  • Cérebro;
  • Ossos;
  • Pele.

Eles precisam crescer e se desenvolver em ambiente extrauterino, para ser liberado ele precisa respirar sem ajuda de aparelhos, ganhar peso, crescer e conseguir mamar adequadamente. Quando o bebê já estiver dando conta de fazer tudo isso pode receber alta. Lembramos que o tempo que o bebê prematuro vai ficar no hospital vai depender de muitos fatores, alguns saem mais rápido do que outros.

Assim que sai do hospital a criança ainda precisa de cuidados específicos, é um bebê pequeno que precisa de toda segurança. A família deve levar a criança para casa com segurança. Nossa dica é sempre acompanhar a criança no hospital, o tempo que puder ficar, assim você já vai aprender como deve ser o cuidado. Uma outra dica importante é os pais conversarem com o médico responsável pelo bebê, assim você vai minimizar a insegurança inicial e tirar todas as principais dúvidas.

bebe prematuro

Leia bastante sobre o assunto, mas de sites que são realmente confiáveis e sempre que tiver alguma dúvida entre em contato com o pediatra da criança, você não pode dar nenhum medicamento para o bebê prematuro, seu médico deve indicar o que fazer e qual dar, nunca faça nenhuma medicação sem o conhecimento do pediatra. Você também precisa saber que seu filho terá o metabolismo mais lento. Veja algumas dúvidas frequentes que podem te ajudar.

  • O bebê prematuro deve ficar longe de pessoas doentes, um pequeno resfriado pode causar uma forte doença, pois a criança ainda está frágil;
  • Ele vai chorar assim como todos os outros bebês, o choro pode significar que ele está com fome, com frio ou calor, está com a fralda suja, com sono ou outros. No início será mais difícil conhecer o choro e identificar a causa, por isso elimine as alternativas até descobrir o que ele quer.
  • É de extrema importância manter a casa limpa e higienizada, além disso é sempre bom limpar as mãos com álcool antes de pegar na criança. Fale isso com todas as pessoas que visitarem o bebê.
  • O bebê prematuro também deve tomar as vacinas, por isso deixe sempre atualizadas.
  • Seu filho vai ter uma respiração mais ruidosa, isso é normal em bebê prematuro, não significa que ele está com obstrução nasal.
  • Se seu filho estiver com febre é importante avisar o pediatra, uma febre com temperatura acima de 37,2 graus, já é caso de avisar ao médico.

Sabendo disso fica mais fácil cuidar do seu bebê prematuro, saiba que não é fácil e simples cuidar de uma criança que nasce fora do tempo, você vai precisar ter muita paciência, principalmente com as visitas. Mas pode ter certeza que você vai estar mais que preparada para essa situação.

Se tiver alguma dúvida é só falar, podemos te ajudar e esclarecer qualquer dúvida que aparecer. Não deixe de conferir outros artigos em nosso site também, pode te ajudar muito, não só na fase de cuidado da criança, mas toda a parte antes, durante e depois da gravidez. Não se esqueça de contar também com a ajuda do pediatra, o bebê prematuro precisa de um acompanhamento muito maior que os outros bebês.

Sempre que tiver alguma dúvida, entre em contato ou faça uma visita, o médico vai ajudar muito e pode ter certeza que logo, logo o seu filho já vai estar forte e cheio de saúde. Com pouco tempo o bebê que nasceu prematuro já está forte e pronto para começar a brincar por ai.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *