Conectado por

Saúde

Conheça quatro mitos e verdades sobre a micose

Publicado por

em

A doença afeta unhas em qualquer época do ano, exigindo cuidados específicos no tratamento
SÃO PAULO, 16 de julho de 2020 – /PRNewswire/ — Fungos adoram o calor e a umidade, mas engana-se quem acha que micose é uma doença exclusiva do verão. Abafar pés e mãos e compartilhar objetos de uso comum aumentam as chances de contrair micoses, causadas por fungos. Confira mitos e verdades comuns sobre o assunto, segundo a dermatologista Dra. Dóris Milman Shansis (CRM 20497 RS).

Continua após a publicidade

1. A micose é contagiosa

VERDADE. “Além de ser transmitida de pessoa para pessoa, pode passar de uma unha para outra, no caso da micose de unhas”, explica. Além disso, a onicomicose, como é conhecida, pode ser “porta de entrada” para outras infecções, como as bacterianas.

2. Micose de unha é igual a de pele

MITO. São diferentes e requerem terapêuticas específicas. O tempo de combate varia, mas na onicomicose costuma ser longo. “As condições de saúde de cada pessoa também refletem no tempo de tratamento”, comenta a médica. Loceryl® é um esmalte que forma um filme protetor eficaz contra os fungos, podendo ser usado apenas uma a duas vezes por semana.

3. Os efeitos da doença são visíveis

VERDADE. Descolamento, deformação, aspecto quebradiço e surgimento de manchas amareladas ou esbranquiçadas na unha são sinais. Dra. Dóris alerta que o dermatologista fará o diagnóstico preciso e definirá o melhor tratamento.

4. Esmaltes não atrapalham o tratamento das micoses

MITO. Eles dificultam a penetração do medicamento na unha afetada. O ideal é aplicar esmalte antifúngico, que contém alta concentração de substâncias antimicóticas, diretamente na unha. Esmaltes comuns poderão ser aplicados sobre o antifúngico.

Loceryl® Esmalte (cloridrato de amorolfina) é indicado para o tratamento de micoses de unha (onicomicoses). Reg. MS 1.2916.0036. GALDERMA BRASIL LTDA./LOCERYLESM-MB01_20/SAC: 0800-155552. LOCERYL® ESMALTE É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Sobre a Galderma

A Galderma, maior empresa global independente de dermatologia do mundo, foi criada em 1981 e atualmente está presente em mais de 100 países. Com um extenso portfólio de medicamentos prescritos, soluções estéticas e ao consumidor, a empresa faz parceria com profissionais de saúde em todo o mundo para atender as necessidades de saúde da pele das pessoas ao longo da vida. A Galderma é líder em pesquisa e desenvolvimento de soluções cientificamente definidas e clinicamente comprovadas para a pele. Para mais informações, visite www.galderma.com.

FONTE Galderma