Conectado por

Alimentação

Conheça os 10 benefícios da Aveia para sua saúde


Compartilhe:

Publicado por

em

Quais os benefícios da aveia?

O grande diferencial da aveia é a qualidade de suas fibras, principalmente devido às beta-glucanas, que traz diversos benefícios ao organismo, como veremos a seguir. É preciso consumir 25 gramas de fibras ao dia, em uma dieta de 2 mil calorias, o cereal contém 2,73 g a cada porção. Isso corresponde a 11% das nossas quantidades diárias. A aveia contém uma combinação de proteínas e carboidratos que mantém a saciedade. Porém, para ser eficiente a aveia tem que ser consumida regularmente!

A aveia contribui para melhorar o bom funcionamento do organismo e é aconselhável como preventivo para muitas doenças e para a manutenção da saúde de diversos órgãos do corpo. Os flocos de aveia contêm uma boa quantidade de proteína em comparação com outros tipos de cereais. A aveia também contém fitoquímicos que fornecem uma proteção contra doenças crônicas.

Um equilíbrio saudável de ácidos graxos proporciona longevidade e boa saúde. Contém vitaminas e minerais essenciais, como o ácido fólico, Vitamina E e Tiamina. Estudos revelaram que o betaglucano contido em flocos de aveia tem a capacidade de controlar as infecções bacterianas no corpo e impedi-las de crescer. Simplificando, a aveia em flocos aumenta a imunidade, facilitando assim uma boa saúde geral e longevidade.

A aveia é uma excelente fonte de energia e carboidratos

A aveia é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, os carboidratos presentes nesse alimento são absorvidos lentamente, não provocando picos de glicemia e consequentemente de insulina.  Esse tipo de carboidrato é o mais saudável e mais recomendado antes da prática de atividades físicas, pois mantém a absorção e disponibilização de carboidratos na corrente sanguínea por um longo período, além da aveia aumentar a taxa de queima de gordura durante o exercício.

A aveia ajuda na perda de peso

A aveia não é um alimento de baixo teor calórico, mas se consumida em quantidades adequadas pode sim ajudar no processo de emagrecimento. Isso porque é rica em fibras, que proporciona uma maior saciedade por um período prolongado de tempo.  Assim, a fome é menor e consequentemente cumprir a dieta e comer menos se torna mais fácil.

A aveia ajuda no ganho de massa muscular

Incluir a aveia na sua alimentação pode ser uma boa opção para obter toda a proteína que necessita para a recuperação e construção muscular estimulada pela atividade física. Para que os músculos cresçam, além de aminoácidos, ele precisa de energia, e como vimos anteriormente, a aveia é uma excelente fonte energética. A aveia pode ajudar o ganho de massa magra também por fornecer outros nutrientes como ferro e vitaminas do complexo B.

A aveia melhora a saúde cardiovascular e diminuir o colesterol

Estudos já demonstraram que o consumo de grãos integrais, entre eles a aveia, está diretamente associado a uma melhor saúde do coração e das artérias, reduzindo a pressão sanguínea e as chances de desenvolver doença coronariana. Consumir diariamente apenas 3g de fibras solúveis provenientes da aveia, reduz o nível de colesterol de pacientes com taxas elevadas (mais de 220mg/dl de sangue) em 8 a 23%. Considerando que a redução de 1% no nível de colesterol equivale a uma redução de 2% no risco de desenvolver doença cardíaca, esse é um resultado extremamente significativo.

A aveia protege a pele

De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, a aveia é capaz de normalizar o pH da pele, atuando como um calmante e ajudando a aliviar a irritação e a coceira. A ação benéfica da aveia para a pele seria devido à sua concentração de amidos e beta glucanas capazes de reter água, formando um coloide, à presença de compostos fenólicos com atividade antioxidante e anti-inflamatória e outros nutrientes como cobre, zinco, selênio e vitaminas do complexo B.

A aveia previne o diabetes e regula o intestino

Por ter baixo índice glicêmico, a aveia ajuda a prevenir o diabetes, diminuindo a taxa de absorção dos carboidratos e melhorando a sensibilidade à insulina. Além disso, uma das funções mais conhecidas da aveia é a de regular o intestino. As grandes quantidades de fibras do alimento, quando entram em contato com a água, formam um gel que estimula o funcionamento do trânsito intestinal. O órgão, por sua vez, quando está sendo estimulado, elimina as substâncias tóxicas mais rápido e estimula a renovação celular. Isso diminui a chance de câncer intestinal.

O que comer com aveia?

A aveia é vendida na forma de farinha, flocos finos, grossos e farelo. Ela pode ser consumida de acordo com a sua preferência ou adicionada aos sucos, frutas, shakes e vitaminas. A aveia também pode fazer parte da preparação de receitas deliciosas como, bolos, tortas doces e salgadas, pães, biscoitos, bolinhos e farofa. Outra forma de utilizá-la é no mingau, ela dá a consistência ao leite sem a necessidade do uso de amido de milho para engrossar.

Paraisosandavel.com.br