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Concurso PM PR: inscrições reabertas; 2.400 vagas de nível médio

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As inscrições para o concurso PM PR (Polícia Militar do Estado do Paraná) foram reabertas! Após um período suspenso, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o certame foi retomado. Agora, os candidatos podem fazer as inscrições entre os dias 04 de agosto de 2020 a 02 de setembro de 2020.

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De acordo com o edital nº 01/2020, serão preenchidas 2.400 vagas para o cargo de Soldado de 2ª Classe Policial Militar e Soldado de 2ª Classe Bombeiro Militar. A execução está sob a responsabilidade do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR).

Do total de vagas anunciado, 2.000 serão para Soldado Policial Militar e 400 para Soldado Bombeiro Militar, lembrando que ainda há as cotas para candidatos afrodescendentes. Entre os requisitos dispostos no edital, podemos mencionar que é necessário ter no máximo 30 anos de idade, CNH na categoria B e ensino médio completo.

A bolsa-auxílio prevista será inicialmente de R$ 1.933,63, durante o Curso de Formação. Já o subsídio do Soldado PM ou BM, após o Curso, será de R$ 4.263,67. O regime jurídico de contratação dos policiais é o tradicionalmente conhecido como estatutário, que garante estabilidade.

O que fazem os Soldados PM e BM do Paraná?

  • Soldado da PM PR: Realiza o policiamento ostensivo e outras missões que se relacionem com a preservação da ordem pública. Desempenha também outras atribuições previstas em lei.
  • Soldado Bombeiro Militar PM PR: Atua na prevenção e no combate a incêndios, realiza também ações de busca e salvamento de pessoas. Executa ações relacionadas com a defesa civil, entre outras atividades afins previstas em lei.

Concurso PM PR 2020 inscrições

Após a reabertura, as inscrições no concurso PM PR podem ser feitas de 04 de agosto de 2020 a 02 de setembro de 2020 somente pelo site do NC/UFPR. A taxa é de R$ 100,00.

Podem solicitar dispensa do pagamento desse valor (dentro do prazo diferenciado informado no edital) os seguintes grupos de candidatos:

  1. Aqueles que não puderem arcar com a despesa e que possuam inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
  2. Aqueles que comprovem a prestação de serviço para a Justiça Eleitoral por, no mínimo, dois eventos eleitorais; e
  3. Aqueles que comprovem ter realizado doação de sangue.

Fique atento ao fazer a inscrição:

  • Além de selecionar a opção de cargo (PM ou BM), o candidato deverá, no ato da inscrição, escolher a categoria de concorrência (se ampla concorrência ou se vagas destinadas aos afrodescendentes);
  • Será preciso também escolher o CRPM (1º/6º, 2º, 3º, 4º ou 5º) ou CRBM (1º, 2º ou 3º) ao qual deseja concorrer;
  • Por fim, necessário será optar por um local de prova, que poderá ser os seguintes municípios: Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama ou União da Vitória.

PROVAS ADIADAS por causa do coronavírus

As provas do concurso PM PR que seriam realizadas inicialmente no 28/06/2020 foram adiadas diante da obrigatoriedade de cumprimento de medidas de prevenção estabelecidas pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento da emergência de saúde pública de dimensão mundial decorrente da SARS-CoV-2.

Conforme comunicado oficial nº 05/2020, em momento oportuno, será divulgada a nova data da prova no site da banca organizadora.

O que estudar para o concurso PM PR?

Na primeira fase do concurso da Polícia Militar do Paraná, as avaliações serão compostas por prova objetiva (60 questões) e prova discursiva (uma redação). Os conteúdos da prova você pode conferir na sequência desta notícia.

O edital diz que somente os candidatos que alcançarem 20 pontos no conjunto das provas objetivas serão classificados para a correção da questão discursiva.

Os critérios utilizados para a correção dessa prova envolverão: argumentação lógica; domínio da estrutura discursiva; domínio da língua culta contemporânea; fidelidade ao que propõe a questão; legibilidade do texto; uso adequado de recursos coesivos; entre outros.

Na segunda fase, um pouco mais extensa, estão previstas as seguintes etapas:

  • Exame de capacidade física;
  • Exame de sanidade física;
  • Avaliação psicológica
  • Investigação social.

Validade do concurso da Polícia Militar do Paraná 2020

O prazo de validade do concurso da Polícia Militar do Paraná será de um ano, ressaltando que esse prazo começará a ser contado a partir da data da homologação do resultado final.

Se a administração pública achar conveniente, o prazo poderá ser prorrogado.

Conteúdo programático do concurso PM PR

De acordo com o anexo do edital 01/2020, os conteúdos previstos para as provas do concurso PM PR são os seguintes:

Língua Portuguesa

  • Apreensão do significado global dos textos;
  • Estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais;
  • Reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo;
  • Apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.;
  • Identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.);
  • Análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo;
  • Dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto;
  • Reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las;
  • Reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações;
  • Identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos;
  • Identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem;
  • Domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc.
  • Reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões;
  • Identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro

Raciocínio Lógico Matemático

  • Resolução de problemas numéricos, porcentagem, conjuntos e contagem;
  • Sistemas, equações e regra de três simples;
  • Área, volume e capacidade;
  • Cálculo da média, leitura e interpretação de dados representados em tabelas e gráficos.

História

  • 1. Brasil Colônia.
  • 1.1. Sistema colonial: sociedade do açúcar e da mineração.
  • 1.2. Paraná: movimentos de ocupação do território.
  • 1.3. A Família Real no Brasil (1808-1822).
  • 2. Brasil Império.
  • 2.1. Paraná: a dinâmica do tropeirismo.
  • 2.2. Café: escravidão e trabalho livre.
  • 2.3. A emancipação política do Paraná.
  • 2.4. O ciclo da erva-mate.
  • 2.5. A queda da monarquia.
  • 3. Brasil República.
  • 3.1. Implantação do regime republicano e conflitos sociais.
  • 3.2. A Guerra do Contestado.
  • 3.3. Política oligárquica e coronelismo.
  • 3.4. A era Vargas: Estado, Trabalho e Cultura.
  • 3.5. O Golpe Civil-Militar de 1964.
  • 3.6. Movimentos de resistência à ditadura.
  • 3.7. A abertura política.
  • 3.8. A Nova República e as características do Estado Democrático de Direito estabelecidas pela Constituição de 1988.
  • 3.8.1. Cidadania e movimentos sociais.
  • 3.8.2. A questão da desigualdade e da inclusão social.
  • 3.8.3. A Democracia e o papel das instituições de segurança pública

Geografia

  • 1. População e estruturação socioespacial em múltiplas escalas (Paraná, Brasil, Mundo).
  • 1.1. Teorias e conceitos básicos em demografia e políticas demográficas.
  • 1.2. Estrutura demográfica, distribuição da população e novos arranjos familiares. Movimentos, redes de migração e impactos econômicos, culturais e sociais dos deslocamentos populacionais. População, meio ambiente e riscos ambientais.
  • 1.3. Transformação das relações de trabalho e economia informal.
  • 1.4. Diversidade étnica e cultural da população.
  • 1.5. Geografias das diferenças: questões de gênero, sexualidade e étnico-raciais.
  • 1.6. Espacialidades e identidades territoriais.
  • 2. Estrutura produtiva, economia e regionalização do espaço em múltiplas escalas (Paraná, Brasil, Mundo).
  • 2.1. O espaço geográfico na formação econômica capitalista.
  • 2.2. Exploração e uso de recursos naturais.
  • 2.3. Estrutura e dinâmica agrárias.
  • 2.4. Industrialização, complexos industriais, concentração e desconcentração das atividades industriais.
  • 2.5. Espacialidade do setor terciário: comércio, sistema financeiro.
  • 2.6. Redes de transporte, energia e telecomunicações.
  • 2.7. Processos de urbanização, produção, planejamento e estruturação do espaço urbano e metropolitano.
  • 2.8. As relações rurais-urbanas, novas ruralidades e problemáticas socioambientais no campo e na cidade.
  • 2.9. Evolução da estrutura fundiária, estrangeirização de terras, reforma agrária e movimentos sociais no campo.
  • 2.10. Agronegócio: dinâmica produtiva, econômica e regional.
  • 2.11. Povos e comunidades tradicionais e conflitos por terra e território no Brasil.
  • 2.12. Produção e comercialização de alimentos, segurança, soberania alimentar e agroecologia.
  • 3. Formação, estrutura e organização política do Brasil e do mundo contemporâneo.
  • 3.1. Produção histórica e contemporânea do território no Brasil.
  • 3.2. Federalismo, federação e divisão territorial no Brasil.
  • 3.3. Formação e problemática contemporânea das fronteiras.
  • 3.4. Conflitos geopolíticos emergentes: ambientais, sociais, religiosos e econômicos.
  • 3.5. Ordem mundial e territórios supranacionais: blocos e fluxos econômicos e políticos, alianças militares e movimentos sociais internacionais.
  • 3.6. Regionalização e a organização do novo sistema mundial.
  • 3.7. Globalização: características, impactos negativos e positivos.
  • 4. A representação do espaço terrestre.
  • 4.1. A evolução das representações cartográficas e a introdução das novas tecnologias para o mapeamento, através do sensoriamento remoto (fotografias aéreas e imagens de satélite) e dos Sistemas de Posicionamento Terrestre (GPS).
  • 4.2. As formas básicas de representação do espaço terrestre e das distribuições dos fenômenos geográficos (mapas, cartas, plantas e cartogramas).
  • 4.3. Escalas, reconhecimento e cálculo.
  • 4.4. Sistema de coordenadas geográficas e a orientação no espaço terrestre.
  • 4.5. Projeções cartográficas.
  • 4.6. Identificação dos principais elementos de uma representação cartográfica, leitura e interpretação de tabelas, gráficos, perfis, plantas, cartas, mapas e cartogramas.

Informática

  • Noções de Informática: conceitos básicos de operação com arquivos nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior);
  • Noções consistentes de uso de Internet para a informação (Mozila Firefox e Google Chrome) e correio eletrônico nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior);
  • Noções de trabalho com computadores em rede interna, nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior);
  • Noções de escrita e editoração de texto utilizando LibreOffice-Writer (versão 5.0.6 ou superior);
  • Noções de cálculo e organização de dados em planilhas eletrônicas utilizando o LibreOffice-Calc (versão 5.0.6 ou superior);
  • Noções, como usuário, do funcionamento de computadores e de periféricos (impressoras e digitalizadoras);
  • Noções, como usuário, dos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior).

Legislação – Estatuto da criança e do adolescente – ECA

  • 1. Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e suas alterações.
  • 1.1. Parte geral:
  • Título I – Das Disposições Preliminares.
  • Título II – Dos Direitos Fundamentais: Capítulos I (Do Direito à Vida e à Saúde), II (Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade), III (Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária), IV (Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer) e V (Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho.
  • Título III – Da Prevenção: Capítulo II, Seção I (Da informação, Cultura, Lazer, Esportes, Diversões e Espetáculos), Seção II (Dos Produtos e Serviços) e Seção III (Da Autorização para Viajar).1.2.Parte Especial:
  • Título III – Da Prática de Ato Infracional: Capítulos I (Disposições Gerais), II (Dos Direitos Individuais) e III (Das garantias processuais) e IV (Das Medidas Socioeducativas).
  • Título IV – Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsável

Concurso anterior da PM PR

concurso anterior da PM PR para soldado foi realizado no final de 2012 e início de 2013, quando foram preenchidas 4.445 vagas para o cargo de Soldado e 819 para qualificação de Bombeiro Militar. O concurso foi realizado pela Fundação FAFIPA e o preenchimento das vagas se deu em duas turmas.

Para concorrer naquele concurso, os candidatos foram avaliados através de prova de conhecimentos, exame de capacidade física, exame de sanidade física, avaliação psicológica e pesquisa social e documental.

A prova objetiva foi composta por questões de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Informática, Estatuto da Criança e do Adolescente e Atualidades.

Os candidatos realizaram as provas nos municípios de Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

O prazo de validade daquele concurso seria de apenas 30 dias, contados da homologação do resultado final da 2º turma. No entanto, houve retificação e o concurso teve, afinal, validade de um ano, improrrogável.

Fonte:https://www.concursosnobrasil.com.br/concursos/pr/concurso-pm-pr.html