Conectado por

Concursos

Concurso Basa 2021 retifica cronograma novamente e adia provas


Compartilhe:

Publicado por

em

O Banco da Amazônia (Basa) retificou novamente o cronograma do concurso Basa 2021, ainda em função das medidas de prevenção à pandemia da Covid-19.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira, dia 7 de abril, por meio de um edital publicado no Diário Oficial da União. O documento foi assinado pelo Diretor de Gestão de Recursos e do Portfólio de Produtos e Serviços do Banco, Luiz Otávio Monteiro Maciel Júnior.

A decisão levou em consideração os Decretos de nº 836, nº 25.853, e nº 36.531, que atualizam e estabelecem novas medidas de prevenção à pandemia do Covid-19 nos Estados do Mato Grosso, Rondônia e Maranhão. Todos esses locais terão aplicação de provas.

Dentre as principais alterações no calendário está a data de aplicação dos exames objetivos. Da primeira vez, as provas foram reagendadas para o próximo domingo, dia 11 de abril. No entanto, de acordo com o novo cronograma, as avaliações serão agora no dia 2 de maio.

Confira abaixo as principais datas retificadas:

Eventos Datas
Obtenção impressa do Cartão de Confirmação de Inscrição no site da Fundação Cesgranrio, organizadora 28/04
Aplicação das provas objetivas 02/05
Gabaritos preliminares das provas objetivas 03/05
Interposição de recursos contra os gabaritos preliminares 03 e 04/05
Divulgação dos resultados preliminares e convocação para perícia médica dos candidatos que se autodeclaram pretos ou pardos e dos candidatos que se declararam com deficiência 01/06
Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para pessoas pretas ou pardas 04 a 06/06
Perícia médica dos(as) candidatos(as) aprovados(as)que se declararam com deficiência 17 a 21/06
Divulgação e homologação dos resultados finais 13/07

Provas objetivas do concurso Basa 2021 terão 60 questões

As avaliações do concurso Basa serão por meio de uma prova objetiva, que terá caráter eliminatório e classificatório. Após a retificação do cronograma da seleção, o exame será aplicado no dia 2 de maio de 2021.

Apesar da lotação do concurso ser em Belém, haverá aplicação de provas em diversas localidades onde o Banco da Amazônia conta com unidades. Entre elas: Belém/PA, Boa Vista/RR, Cuiabá/MT, Macapá/AP, Manaus/AM, Palmas/TO, Porto Velho/RO, Rio Branco/AC, Santarém/PA e São Luís/MA.

Serão cobradas 60 questões, sendo 30 de Conhecimentos Básicos e outras 30 de Conhecimentos Específicos. A avaliação de Conhecimentos Básicos trará questões das disciplinas de:

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Noções de Sistema Bancário: 10 questões;
  • Legislação: cinco questões; e
  • Atualidades: cinco questões.

Para ser considerado habilitado, será necessário obter aproveitamento maior que 55% do total da pontuação no conjunto das provas de Conhecimentos Básicos e Específicos. Além de garantir, no mínimo, 45% de acerto no total da prova de Conhecimentos Básicos e 55% na de Conhecimentos Específicos.

O concurso Basa 2021 traz uma oferta de cinco vagas imediatas, mais formação de cadastro de reserva, para o cargo de técnico científico, na área de Tecnologia da Informação. O cadastro de reserva pode ter até 100 vagas.

O prazo de validade da seleção será de um ano, contado a partir da data de homologação do resultado final. Esse prazo poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Resumo do concurso Basa

  • Órgão: Banco da Amazônia (Basa)
  • Cargo: técnico científico na área de Tecnologia da Informação
  • Requisitos: nível superior
  • Vagas: cinco + CR
  • Banca  Fundação Cesgranrio
  • Remuneração: R$4.631,82 + benefícios
  • Inscrições: entre os dias 7 de janeiro e 1 de fevereiro
  • Prova objetiva: 2 de maio

 

Folha Dirigida