Conectado por

Saúde

Como ocorre o câncer de mama e como o tumor se forma nas células?


Compartilhe:

Publicado por

em

O câncer de mama é um tipo de câncer que atinge especialmente as mulheres acima de 40 anos na região das mamas. No entanto, apesar de menos comum, também pode se desenvolver em homens de todas as idades. O que muitos não sabem é como ocorre o câncer de mama e como ele se desenvolve.

P U B L I C I D A D E

No post a seguir, entenderemos melhor sobre o assunto, suas características e pontos de atenção, para ocorrer um diagnóstico do câncer de mama precoce e com altas chances de cura, continue lendo.

Estima-se que somente em 2021, sejam descobertos pelo menos 66 mil novos casos de câncer de mama. Os dados do Atlas de Mortalidade por Câncer, SIM, indicou que somente em 2019, morreram 18.068 mulheres e 227 homens portadores da doença.

Para você entender melhor como o câncer se desenvolve em nosso organismo e quais os fatores de risco, separamos um post completo sobre esse assunto. Confira!

Como ocorre o câncer de mama?

O câncer surge por meio de uma mutação genética, na qual a célula sofre uma alteração em seu DNA e passa a receber instruções erradas na hora de desempenhar suas atividades. Essas alterações podem atingir os genes especiais que recebem o nome de proto-oncogenes.

Normalmente, esses proto-oncogenes estão inativos nas células normais, não causando nenhum tipo de dano para a saúde. Mas, quando são ativados, acabam se transformando em oncogenes e transformam as células saudáveis e normais em células cancerosas.

 

Ilustração de célula cancerígena.
O câncer de mama se forma a partir da mudança no DNA das células.

As células dos seres humanos e dos animais são formadas por três partes diferentes: o citoplasma, que é o corpo da célula, a membrana celular, que é a parte externa que fica ao redor dela, e o núcleo, que fica no centro e contém todos os cromossomos que são compostos por genes.

Esses genes nada mais são do que arquivos com informações e instruções para a organização das estruturas, formas e principalmente quais atividades serão desempenhadas pelas células dentro do organismo.

Quando o câncer se forma, passa por um processo que se chama carcinogênese, ou oncogênese, que acontece de forma lenta e pode levar anos e anos até que uma célula cancerosa se prolifere a ponto de dar origem a um tumor visível.

Isso acontece com a exposição a agentes cancerígenos em frequências regulares por um certo período de tempo, e pela interação que acontece entre eles. Um exemplo de agentes cancerígeno é o cigarro, mas eles podem ser substâncias químicas, vírus, radiação, condições imunológicas, mutações genéticas e até hormônios.

Estágio de iniciação do câncer de mama

No estágio de iniciação, os genes começam a sofrer a ação dos agentes cancerígenos, que agem promovendo uma modificação dentro dos genes das células. Nessa etapa, essas células começam a ser geneticamente alteradas, mas ainda não é possível identificar clinicamente nenhum tumor. 

É nessa etapa que as células são “preparadas” para a ação de um segundo grupo de agentes, que atuam no estágio da promoção.

Estágio de promoção

Depois que as células foram iniciadas, ou seja, que foram geneticamente alteradas pelas ações dos agentes, elas começam a ser transformadas em células malignas de forma gradual. Isto é: lentamente. Para que isso aconteça, é necessário um contato contínuo e bem longo com o agente cancerígeno que está promovendo o câncer.

Em alguns casos, interromper o contato com esses agentes pode interromper o processo nesse estágio, e o câncer não progride. Deixar de consumir certos alimentos ou parar de ficar exposto à radiação, por exemplo, pode reverter a situação.

Estágio de progressão

Quando a célula se transforma em célula maligna, ela inicia um processo de multiplicação descontrolada e irreversível de células alteradas.

É aqui quando o câncer já está instalado no organismo e evolui até que se manifeste clinicamente no paciente.

Quais são os fatores de risco para o câncer de mama?

O câncer de mama não tem uma causa definida e pode se propagar a partir da exposição a um ou mais agentes cancerígenos. Alguns deles são:

Fatores ambientais e comportamentais

  • obesidade e sobrepeso;
  • inatividade física;
  • consumo excessivo de bebida alcoólica;
  • tabagismo;
  • exposição frequente a radiações ionizantes ou exames diagnósticos.

Fatores da história reprodutiva e hormonal

  • primeira menstruação antes de 12 anos;
  • não ter filhos;
  • primeira gravidez depois dos 30 anos;
  • parar de menstruar após 55 anos;
  • uso de contraceptivos hormonais;
  • fazer reposição hormonal por mais de 5 anos seguidos.

Fatores genéticos e hereditários

  • histórico familiar de câncer de ovário;
  • casos de câncer de mama na família antes dos 50 anos;
  • histórico familiar de câncer de mama em homens;
  • alterações genéticas no gene BRCA1 e BRCA2.

Existe alguma forma de prevenção contra o câncer de mama?

O intuito do Outubro Rosa, campanha de combate e prevenção ao câncer de mama, é deixar as mulheres cientes dos riscos de não realizar exames periodicamente, além de conscientizar sobre a importância de ser diagnosticada nos estágios iniciais para chances de curas maiores.

A campanha também aborda pontos de prevenção do câncer de mama, com mudanças de hábitos e estilo de vida que podem ajudar a prevenir o desenvolvimento do câncer. Porém, como a doença pode ser causada por fatores hormonais e genéticos, nem sempre a prevenção consegue evitar que uma paciente desenvolva o câncer de mama, sendo importante manter os exames sempre em dia.

 

Ilustração de hábitos saudáveis para evitar câncer de mama.

Após ver mais sobre como ocorre o câncer de mama, adote mudanças no estilo de vida para se prevenir da doença, e evite se expor a agentes cancerígenos encontrados em cigarros e alguns tipos de alimentos, além de manter uma vida mais saudável com alimentos naturais e prática regular de atividades físicas. Lembre-se, também, de realizar os exames preventivos regularmente.

 

https://www.boaconsulta.com

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br