Conectado por

Saúde

Como identificar os Sintomas de Gastrite


Compartilhe:

Publicado por

em

A gastrite acontece quando o revestimento do estômago está inflamado devido ao uso excessivo de álcool, estresse crônico, uso de anti-inflamatórios ou qualquer outra causa que afete o funcionamento do estômago. Dependendo da causa, os sintomas podem surgir de repente ou ir piorando ao longo do tempo.

Estes sintomas podem permanecer mesmo ao tomar antiácidos como Sonrisal ou Gaviscon, por exemplo, e, por isso, devem ser sempre avaliados por um gastroenterologista.

Os sintomas da gastrite podem ser leves e surgir ao comer algo picante, gorduroso ou após consumir bebidas alcoólicas, enquanto que os sintomas da gastrite nervosa surgem sempre que o indivíduo está ansioso ou estressado. 

Como confirmar se é gastrite

Apesar do diagnóstico da gastrite poder ser feito com base nos sintomas que a pessoa apresenta, o médico gastroenterologista pode pedir um exame chamado endoscopia digestiva, que serve para visualizar as paredes internas do estômago e se a bactéria H. Pylori está presente.

Apesar de 80% da população mundial ter esta bactéria presente no estômago, as pessoas que mais sofrem com gastrite também a tem e a sua eliminação ajuda no tratamento e alívio dos sintomas. 

O que causa a gastrite

Existem vários fatores que podem levar ao desenvolvimento de uma inflamação no revestimento da parede do estômago. Os mais comuns incluem:

  • Infecção por H. pylori: é um tipo de bactéria que se fixa no estômago, causando inflamação e destruição do revestimento do estômago. 
  • Uso frequente de anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Naproxeno: este tipo de remédios reduzem uma substância que ajuda a proteger as paredes do efeito irritante do estômago do ácido gástrico;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas: o álcool causa irritação da parede do estômago e também deixa o estômago desprotegido da ação dos sucos gástricos;
  • Níveis elevados de estresse: o estresse altera o funcionamento gástrico, facilitando a inflamação da parede do estômago.

Além disso, pessoas com doenças autoimunes, como AIDS, também apresentam maior risco de ter uma gastrite.

Embora seja fácil de tratar, quando o tratamento não é feito adequadamente, a gastrite pode resultar em complicações como úlceras ou sangramento gástrico. 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento