Conectado por

Featured

Como descomprimir o ouvido


Compartilhe:

Publicado por

em

A compressão no ouvido surge geralmente devido a alterações da pressão, como quando se viaja de avião ou se sobe um monte, por exemplo. Porém, pode também surgir quando o ouvido fica entupido com água ou cera, ou durante uma crise de alergia.

P U B L I C I D A D E

Caso o ouvido esteja entupido com água, depois da piscina, por exemplo, veja o passo-a-passo para tirar a água do ouvido.

Algumas dicas simples para descomprimir o ouvido podem ser:

1. Bocejar algumas vezes

Bocejar ajuda o ar a se movimentar dentro dos canais do ouvido, equilibrando a pressão e descomprimindo o ouvido.

Para fazer isso, basta imitar o movimento de bocejar com a boca e olhar para o céu. É normal que durante o bocejo, se ouça um pequeno estalo dentro do ouvido, que indica que está descomprimindo. Caso isso não aconteça, deve-se repetir o processo as vezes necessárias.

2. Mascar um chiclete

Mascar um chiclete movimenta vários músculos do rosto que permitem eliminar o excesso de pressão dentros dos canais do ouvido.

Esta técnica é bastante simples e pode ser usada não apenas para descomprimir o ouvido, mas também para evitar que o ouvido fique comprimido durante uma viagem de avisão, por exemplo.

3. Beber água

Beber água é outra das formas de movimentar os músculos do rosto e equilibrar a pressão dentro dos ouvidos.

Para isso, deve-se colocar água na boca, segurar o nariz e depois engolir, inclinando a cabeça para trás.

4. Segurar o ar

Outra forma de abrir os canais do ouvido e equilibrar a pressão que causa a compressão é inspirar profundamente, tapar o nariz com a mão e tentar soltar o ar pelo nariz, ao mesmo tempo em que segura o nariz.

Como descomprimir o ouvido com cera

Para descomprimir o ouvido que tem cera deve deixar-se a água correr para dentro e fora do ouvido durante o banho e de seguida limpar com a toalha. Porém, não devem ser utilizados cotonetes, pois podem empurrar a cera mais para dentro do ouvido, aumentando o risco de infecções.

Quando este procedimento é realizado 3 vezes e mesmo assim o ouvido continuar entupido deve consultar-se o médico otorrinolaringologista, pois pode ser necessário fazer uma limpeza profissional.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Nossa webrádio parceira: dj90.com.br