Conectado por

Saúde

O que pode ser ferida na língua, boca e garganta


Compartilhe:

Publicado por

em

O aparecimento de feridas na língua, boca e garganta geralmente acontece devido ao uso de alguns tipos de medicamentos, mas também pode ser um sinal de infecção por vírus ou bactérias, e por isso, a melhor forma de descobrir a causa correta é consultando um clínico geral ou gastroenterologista.

P U B L I C I D A D E

Junto com as feridas é ainda comum o desenvolvimento de outros sintomas como dor e ardência na boca, especialmente ao falar ou comer.

1. Uso de medicamentos

O que pode ser ferida na língua, boca e garganta

O uso de alguns medicamentos pode provocar uma sensação de ardência na boca como efeito colateral, que normalmente causa muita dor na língua, palato, gengiva, dentro das bochechas e garganta, podendo permanecer durante todo o tratamento. Além disso, o uso de drogas, álcool e tabaco também pode provocar sintomas semelhantes.

Como tratar: deve-se identificar qual o medicamento que provoca ardência na boca e na língua e falar com o médico de forma a tentar substituí-lo. Também devem ser evitadas bebidas alcoólicas, tabaco e drogas.

2. Candidíase

O que pode ser ferida na língua, boca e garganta

A candidíase oral, também conhecida como a doença do sapinho, é uma infecção causada por um fungo chamado Candida albicans, que pode ocorrer na boca ou na garganta provocando sintomas como manchas ou placas brancas, dor de garganta, dificuldade para engolir e rachaduras nos cantos da boca. Esta infecção desenvolve-se normalmente quando o sistema imune está em baixo, sendo por isso muito frequente em bebês. Veja como identificar esta doença.

Como tratar: o tratamento para a doença do sapinho pode ser feito com aplicação de um antifúngico em forma de liquido, creme ou gel, como a nistatina ou o miconazol, na região infectada da boca. Saiba mais sobre o tratamento.

3. Estomatite aftosa

O que pode ser ferida na língua, boca e garganta

A Estomatite aftosa trata-se de um doença não contagiosa que causa aftas, bolhas e feridas na boca mais de duas vezes por mês. As aftas aparecem como pequenas lesões de cor branca ou amarelada com a borda vermelha, podendo surgir na boca, língua, áreas internas das bochechas, lábios, gengiva e garganta. Saiba como identificar a estomatite aftosa.

Este problema pode surgir devido a sensibilidade a algum tipo de alimentos, deficiência em vitamina B12, mudanças hormonais, estresse ou sistema imune enfraquecido.

Como tratar: o tratamento consiste em aliviar os sintomas de dor e desconforto e promover a cicatrização das úlceras. Geralmente são usados remédios anti-inflamatórios como o Amlexanox, antibióticos como Minociclina e anestésicos como a Benzocai?na, assim como também são recomendados os elixires bocais para desinfetar e aliviar a dor local.  

4. Herpes labial

O que pode ser ferida na língua, boca e garganta

O herpes labial é uma infecção contagiosa causada  por um vírus, que causa lesões na forma de bolhas ou de crostas, que aparecem normalmente nos lábios, embora possam também desenvolver-se embaixo do nariz ou do queixo. As bolhas do herpes labial podem estourar, permitindo que os fluídos contaminem outras regiões.

Como tratar: esta doença não tem cura, no entanto pode ser tratado com pomadas com antiviral, como o aciclovir. Veja mais opções de tratamento para o herpes labial.

5. Leucoplasia

O que pode ser ferida na língua, boca e garganta

A leucoplasia oral caracteriza-se pelo aparecimento de pequenas placas brancas que crescem na língua, podendo aparecer também no interior das bochechas ou das gengivas. Estas manchas normalmente não provocam sintomas e desaparecem sem que seja necessário tratamento. Esta condição pode ser provocada por restaurações, coroas ou dentaduras mal adaptadas, uso de cigarro ou infecção por vírus HIV ou Epstein-Barr. Embora seja raro, a Leucoplasia pode evoluir para câncer bucal.

Como tratar: o tratamento consiste na remoção do elemento que provoca a lesão e caso se suspeite de câncer de boca, o médico pode recomendar a remoção das células afetadas pelas manchas, através de uma pequena cirurgia ou crioterapia.

1 Comentário

1 Comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br