Conectado por

Religião

Como a Economia e as Leis influem na interpretação das passagens bíblicas


Compartilhe:

Publicado por

em

Economia

P U B L I C I D A D E

1. Em Jó 22.6, por que Elifaz acusou Jó de exigir penhores de seus irmãos sem motivo? Na época do Antigo Testamento, essa atitude era considerada um crime desprezível. Se uma pessoa devesse dinheiro a outra e não pudesse pagar, a devedora dava sua capa à credora como penhor ou garantia do pagamento futuro. Contudo, ao cair da noite, a credora devia devolver-lhe a capa, pois provavelmente ela apascentaria ovelhas no campo ao relento e precisaria ter com o que se cobrir. Tomar um penhor de alguém sem motivo era pecado, Jó não era culpado dessa atitude, como explicou depois (31.19-22).

2. Por que o parente mais chegado de Elimeleque deu sua sandália a Boaz (Rt 4.8, 17)? Segundo as tábuas Nuzi, encontradas no Iraque em escavações que se estenderam desde 1925 até 1931, esse ato simbolizava a cessão de direitos de uma pessoa sobre a terra que pisava. Agia-se assim quando era concluída a venda de um terreno.

 Leis

1. Em 2 Reis 2.9, quando Eliseu disse a Elias: “… Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito” , será que ele estava pedindo duas vezes mais poder espiritual do que Elias tinha? Não, estava expressando o desejo de ser seu herdeiro, seu sucessor. De acordo com Deuteronômio 21.17, o primogênito de uma família tinha direito de receber em dobro sua parte da herança deixada pelo pai.

2. Em Colossenses 1.15, a expressão “o primogênito de toda a criação” significa que Cristo foi criado? Não, significa que ele é o Herdeiro de toda a criação (Hb 1.2), assim como o primogênito ocupava um lugar especial de honra e tinha privilégios na família. A palavra grega para primogênito é prõtotokos. Se Paulo pretendesse transmitir a ideia de que Jesus foi o primeiro ser criado, ele teria empregado outro termo grego: prõtoktisis. Ocorre que esse termo nunca foi utilizado em referência a Jesus.

Fonte: A interpretação Bíblica – Meios de descobrir a verdade da Bíblia.
Roy B. Zuck
Tradução de Cesar de E A. Bueno Vieira
edições vida nova.
pags 94-96

Que você possa aprimorar essas duas técnicas, e aplicá-las na busca do conhecimento da Palavra, como diz em João 5.39, “Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;”

Fonte: Universalidade da Biblia

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br