Conectado por

Rondônia

Carreta Novartis da Saúde realizou 2,9 mil atendimentos em Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em

Durante os meses de junho e julho, a Carreta Novartis da Saúde percorreu 20 municípios do estado de Rondônia oferecendo atendimento gratuito para diagnóstico da hanseníase juntamente com autoridades de saúde do estado e destes municípios, além de esclarecer dúvidas da população sobre a doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos. Na ocasião foram realizados mais de 2,9 mil atendimentos e 120 pessoas foram diagnosticadas com hanseníase.

Rondônia é o sexto estado com mais casos de hanseníase¹, que atinge cerca de 30 mil pessoas no país em um ano1. A doença tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente no SUS.

O Brasil está em segundo lugar no ranking de países com novos casos de hanseníase2, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença, que deveria estar erradicada, tem cerca de 30 mil novos casos em um ano no país1. De acordo com o Ministério da Saúde, Rondônia é o sexto estado do país com mais casos de hanseníase¹.

Desde 2009, a Novartis possui a Carreta da Saúde, um caminhão itinerante, com cinco consultórios e um laboratório, que percorre todo o Brasil para contribuir para a eliminação da hanseníase. Atua em parceria com o Ministério da Saúde, com apoio do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), buscando a eliminação da doença até 2020. Os tratamentos medicamentosos para a hanseníase também são doados pela Novartis à Organização Mundial da Saúde (OMS) que os repassa aos países que dele precisam.

  

Sobre a Novartis

A Novartis oferece soluções inovadoras em saúde que atendem às crescentes necessidades dos pacientes e sociedades. Com sede em Basel, Suíça, a Novartis oferece um portfólio diversificado para melhor atender essas necessidades: medicamentos inovadores, produtos farmacêuticos mais acessíveis, genéricos, biossimilares e uma linha oftalmológica. A Novartis tem posições de liderança global em cada uma dessas áreas. Em 2016, o Grupo obteve vendas líquidas de USD 48,5 bilhões, enquanto investimentos em P&D para o Grupo totalizou aproximadamente US$ 9,0 bilhões. As empresas do Grupo Novartis empregam aproximadamente 118.000 associados em tempo integral. Os produtos Novartis são vendidos em aproximadamente 155 países ao redor do mundo.

 

Para obter mais informações, visite http://www.novartis.com.

 

Referências

 

1.        Secretaria da Saúde do Governo do Maranhão. Acesso em: 06/07/2017. Disponível em: http://www.rondonia.ro.gov.br/numero-de-hanseniase-cai-mas-agevisa-mantem-capacitacoes-profissionais-e-alerta-a-populacao-para-a-gravidade-da-doenca/

2.        Portal da Saúde. Ministério da saúde. Acesso em: 06/07/2017. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/editoria/saude/2017/01/novos-casos-de-hanseniase-registram-reducao-de-34-na-ultima-decada

3.        Weekly epidemiological record – Global leprosy situation, 2012. Organização Mundial da Saúde. Acesso em: 06/07/2017. Disponível em: http://www.who.int/wer/2012/wer8734.pdf?ua=1