Conectado por

Uncategorized

Bancos Digitais valem a pena? Por que ter uma conta em um banco digital?


Compartilhe:

Publicado por

em

A popularidade dos bancos digitais só vem crescendo, em especial nos últimos anos. Agora, então, com a pandemia do novo coronavírus, eles ganharam ainda mais força, afinal muita gente vem buscando por alternativas que evitem deslocamentos para agências físicas.

Como publicado no NOD, os bancos digitais trazem vantagens bacanas e que otimizam o tempo.

Será que vale a pena ter uma conta digital? É isso que você vai entender aqui.

Bancos digitais: O que são e como funcionam?

Um banco digital se caracteriza como um serviço similar ao que você está acostumado com um banco que possui agência física, porém tudo o que você precisaria fazer presencialmente pode ser realizado através da internet – usando o site oficial do banco digital ou o aplicativo, em seu telefone.

Após a abertura da conta digital, não há necessidade de ir até uma agência para fazer serviços bancários.

Você poderá checar seu saldo e extrato, fazer transferências em dinheiro, pagar contas e realizar outros procedimentos pertinentes.

É claro que apenas os saques em dinheiro não são possíveis de serem realizados de maneira totalmente digital, por razões óbvias, não é? Porém, com o cartão do banco digital, você pode fazer saques em qualquer Caixa 24 Horas.

Geralmente, não há cobrança de taxas para essa ação e muito menos limitação de números de saques mensais.

Por sorte, o pagamento de praticamente qualquer coisa através de um cartão ou pela própria conta digital também evita o ato de sacar dinheiro, não é?

Como eles funcionam?

A abertura da conta em um banco digital é relativamente simples. Você precisa fazer um cadastro no site ou no app do banco escolhido e enviar a documentação por meio de fotos, além de digitar os dados solicitados.

Normalmente, a avaliação de sua documentação leva alguns dias. Após, o banco entra em contato com você, com os dados de sua conta  e com as já permissões de transações no site ou no aplicativo.

Vantagens dos bancos digitais

Os bancos digitais possuem grandes vantagens. 

Como comentado anteriormente, não há necessidade de pagar taxas para ter os serviços bancários à sua disposição, podendo-os ter na palma de sua mão na hora que quiser e onde você estiver.

Você não precisa enfrentar filas e perder um bom tempo do seu dia resolvendo problemas em uma agência bancária.

Isso pode até trazer algum questionamento, afinal como você poderá resolver os problemas em sua conta? Fácil: há o suporte online do site ou do app!

É claro que é sempre importante pesquisar corretamente todos os serviços do banco digital escolhido para não ser surpreendido, mas de todo modo a grande maioria apresenta facilidades e isenção de taxas.

Além do que foi comentado, existem outros benefícios ao escolher criar uma conta digital. São eles:

  • Facilidade no acesso,
  • Transferências para o mesmo banco são ilimitadas,
  • Transferências por DOC ou TED para mesmo banco (ou não) também são ilimitadas,
  • Pagamento de contas sem custo adicional,
  • Consulta de saldo e de extrato da conta sem pagamento de taxas,
  • Ter cartão de débito para compras e saques disponíveis, sem custos. 

É possível solicitar a função de crédito para o cartão também.

Certos bancos digitais, inclusive, oferecem a você a possibilidade de realizar aplicações em investimentos, garantindo um rendimento que a longo prazo pode ser bem interessante.

Desvantagens dos bancos digitais

Embora seja repleto de vantagens, os bancos digitais podem ainda não ser a primeira opção para muitas pessoas, em especial para quem não tem acesso à internet ou para quem desconfia do uso da internet para serviços bancários.

E basicamente essas são as duas principais desvantagens dos bancos digitais, principalmente pela falta de conhecimento sobre essa nova modalidade.

Se a preocupação é a questão do saque, existem duas opções básicas:

  • Usar qualquer Caixa 24 horas, como dito antes,
  • Ou transferir o dinheiro para sua conta em um banco que possua agência física.

Vale lembrar que você deve procurar por empresas confiáveis no mercado, pesquisar muito sobre elas antes da abertura de qualquer conta, está bem? 

Perceba que com o avanço da tecnologia e com a pandemia da Covid-19, o surgimento dos bancos digitais ganhou uma grande dimensão. Existem instituições bancárias digitais sérias e extremamente comprometidas, que prestam um bom serviço.

O foco é poupar tempo e dinheiro. 

Agora, basta você encontrar o banco digital que mais se adequa ao seu perfil e fazer seu cadastro.