Conectado por

Acre

Audiência pública debate projeto de concurso para escolher hino de Rio Branco após 140 anos do município


Compartilhe:

Publicado por

em

Uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Rio Branco discutiu, na última segunda-feira (22) , o projeto de lei nº 18 de 2023, que prevê um concurso cultural para definir um hino oficial para a capital acreana. O autor do projeto, João Marcos Luz (MDB), convidou músicos, historiadores e representantes da administração municipal para debater de que forma a escolha de letra e música deve ocorrer.

P U B L I C I D A D E

No aniversário de 140 anos da capital acreana no ano passado, o g1 levantou a questão de a cidade não ter um hino oficial. O historiador Marcos Vinícius Neves explica que o hino atribuído à cidade é, na verdade, uma música em comemoração ao centenário da colonização do Acre.

O hino foi composto por Sandoval Teixeira dos Santos com melodia de João César de Morais, que pertencia à Banda da Guarda Territorial. A música foi encomendada em 1982. “Eram ótimos músicos, o que não significa que eram ótimos compositores. Esse hino nunca pegou, nunca caiu no gosto da população, nunca teve repercussão”, contou Neves na época.

A casa ainda não divulgou detalhes do projeto, mas o vereador ressaltou a importância de ouvir o setor cultural da cidade.

“Nós ouvimos aqui historiadores, poetas, músicos. Enfim, foi uma audiência pública muito proveitosa. Com certeza, Rio Branco vai ter um hino lindo, feliz, e forte, igual à nossa cidade”, comenta.

Para o diretor da Escola de Música Acreana, Afonso Portela, a escolha do hino oficial de Rio Branco significa um importante passo na representatividade da região, e deve levar em conta as características musicais da capital.

“Rio Branco é uma miscigenação, de todos os municípios do estado do Acre, e por isso o hino tem que ser representativo, de maneira que também valorize os nossos artistas”, afirma.

Sem hino

 

A música, composta por Sandoval Teixeira dos Santos, com melodia de João César de Morais, inclusive, é achada na internet como o Hino Oficial da Cidade de Rio Branco. O historiador Marcos Neves explicou ao g1 que, ao longo dos anos, houve a tentativa de fazer ajustes e melhorar a música, contudo, o projeto nunca foi para frente.

Neves participou da audiência e ressaltou que as discussões sobre a criação desse hino é de muita responsabilidade, por ser a escolha de um dos principais símbolos da cidade.

“Vai ter uma abrangência muito grande na formação de crianças, na consciência histórica dessa população, no desenvolvimento das ações de patrimônio histórico. Então, o que a muitos pode parecer um tema secundário, diria eu que, do ponto de vista social, cultural, e até mesmo político, é um tema extremamente importante”, diz.

https://g1.globo.com/ac

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br