Conectado por

Nacional

Astrônomos indicam que passagem estranha da Bíblia pode ser verdadeira


Compartilhe:

Publicado por

em

Boa parte do que está escrito na Bíblia não pode ser levado ao pé da letra. Mas pelo menos algumas passagens, aparentemente inexplicáveis à luz da ciência, podem ter sido mesmo reais.

P U B L I C I D A D E

Uma delas, no Livro de Josué, diz: “Sol, fique parado [hebraico dôm] sobre Gibeão, e você, Lua, sobre o vale de Aijalom! E o Sol parou, e a Lua parou [hebraico amad], até que a nação se vingou de seus inimigos”.

Em 2017, os astrônomos Colin Humphreys e Graeme Waddington, a partir de outras traduções do texto e de seu conhecimento científico, começaram a analisar a passagem considerando-a como possível referência a um eclipse solar. Eles expuseram sua teoria em artigo publicado recentemente na revista Astronomy and Geophysics e abordado no site IFLScience.

“A palavra hebraica dôm significa estar em silêncio, mudo ou quieto. O termo amad é uma palavra mais ampla que significa parar ou ficar, segundo a Bíblia do Rei Jaime, traduzida em 1611, e assumiu que o texto hebraico significa que o Sol e a Lua pararam de se mover”, escreve a equipe em seu artigo. “No entanto, um significado alternativo plausível é que o Sol e a Lua pararam de fazer o que normalmente fazem: eles pararam de brilhar. Em outras palavras, o texto está se referindo a um eclipse solar, quando o Sol para de brilhar.”

Eclipse parcial

Já havia sido demonstrado que nenhum eclipse total ocorreu naquela região do Oriente próximo durante o período de tempo potencial para a batalha. No entanto, a equipe acreditava que poderia estar se referindo a um eclipse parcial. Uma passagem posterior no Livro de Josué afirma que “o Sol não se apressou em se pôr por cerca de um dia inteiro”.

A equipe acredita que isso pode ter ocorrido devido a quedas na luz quando o eclipse se aproximou do anoitecer.

“À tarde, a luz do Sol em Canaã começou a diminuir de seu nível normal por volta das 15h30 até que por volta das 16h50 era aproximadamente 10 vezes menos intensa do que o normal e o anoitecer se instalou”, escreveu a equipe. “No entanto, por volta das 17h10, o nível de iluminação teria sido um pouco restaurado antes que o crepúsculo caísse novamente e então o Sol finalmente se pusesse por volta das 17h38.

Istoe.com.br

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br