Conectado por

Mato Grosso

AL/MT: Botelho participa do 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal

Publicado por

em

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso-AL/MT, deputado Eduardo Botelho (DEM) participou do 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado nesta quinta e sexta-feira (28 e 29.03), em Macapá, capital do Amapá.  Na oportunidade, Botelho destacou a importância do evento em defesa da conservação da Amazônia Legal.

Continua após a publicidade

“Participamos de encontro de governadores para discutir a formação de um bloco para defender os interesses da Região Amazônica. Nós de Mato Grosso, que temos três biomas: Pantanal, Cerrado e Floresta, precisamos desse bloco para discutir questões voltadas ao meio ambiente, a conservação da floresta. Por isso, é muito importante essa reunião e vou levar as informações desse encontro aos deputados”, afirmou o presidente.

Na oportunidade, foi instalado o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal e assinada a Carta de Macapá, que tem como foco o desenvolvimento da produção agrícola aliado à conservação ambiental da região.

Na Carta de Macapá, foram criadas Câmaras Setoriais para Planejamento e Gestão Estratégica; Gestão Fiscal e Tributária; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Segurança Pública; Comunicação Pública; Educação; e Saúde. Nelas, os chefes de Estados se comprometeram a tratar dos assuntos como prioridade, construindo mecanismos de atuação em conjunto, a partir de estratégias em defesa do desenvolvimento da região.

Fórum de Governadores – O Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi criado em 2008 com o objetivo de levantar propostas comuns de desenvolvimento sustentável, que possam ser implementadas pelos nove estados que compõem a região: Amapá, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins.

(ASSESSORIA)