Conectado por

Acre

Agentes de saúde protestam em frente à prefeitura de Rio Branco e pedem incorporação do piso


Compartilhe:

Publicado por

em

Cerca de 200 agentes comunitários de saúde protestaram, na manhã desta segunda-feira (11), em frente à prefeitura de Rio Branco. Eles pedem a incorporação do piso salarial aprovado em outubro de 2018 pelo governo federal.

Uma comissão formada por representantes da categoria se reuniu na prefeitura com o secretário de Saúde, Oteniel Almeida, para discutir a situação. Ao G1, o secretário disse que entraram em um consenso e o protesto foi suspenso.

“Prevalece o consenso. A gente consegue incrementar o salário desses trabalhadores. Ainda não é o que está sendo solicitado, mas o bom senso prevalece entendendo a condição que os municípios passam e agora a gente passa para a Câmara de Vereadores para aprovar o projeto de lei o mais rápido possível para que essas pessoas possam receber o seu aumento salarial”, disse.

A categoria acusa a prefeitura de não estar fazendo o repasse que já está com duas parcelas atrasadas. O valor do piso atual é de R$ 1.014 e estava congelado desde 2014. Com o aumento, que deve ocorrer de forma gradual , vai chegar a R$ 1.550 em 2021.

Felipe Santos, de 27 anos, é agente de saúde e diz que a reivindicação é que seja cumprida a lei federal que estabelece o piso da categoria.

“A gestão municipal não está fazendo o repasse e a categoria pede que o reajuste seja incorporado aos vencimentos. O correto era estarmos nas ruas, fazendo visitas e atendendo as famílias. Nós precisamos de uma lei municipal que regulamente isso porque a verba já caiu duas parcelas, mas ainda não está sendo repassada para nós”, disse.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *