Conectado por
Governo de Rondônia

Geral

Afacia – O que é? Como o médico trata?

Publicado por

em


Continua após a publicidade

O que é afacia?

Afacia ou afaquia é a falta total ou parcial do cristalino no olho. Ela pode ser congênita ou adquirida.

Quais são as causas da afacia?

A causa mais frequente da afacia é a extração do cristalino por catarata senil ou outra doença ocular. A falta do cristalino pode também ser congênita (o que é muito raro) ou causada por algum evento traumático. A afacia congênita costuma estar associada a outros defeitos congênitos dos olhos.

Qual é o mecanismo fisiológico da afacia?

O cristalino localiza-se atrás da íris e é ligado ao corpo ciliar, que controla a sua curvatura, dando nitidez às imagens. Ele não contém vasos, sendo totalmente transparente. A pessoa que tem afacia fica sem o filtro do cristalino e passa a ter uma visão transitoriamente azulada, necessitando, portanto, de um período de adaptação a essa nova condição visual. O olho fica altamente hipermétrope.

Quais são as principais característiolacas clínicas da afacia?

A afacia pode ser monocular ou binocular. Na afacia monocular, o olho sem o cristalino fica com uma visão cerca de 28% acima daquela do olho normal e impede a fusão das imagens geradas pelos dois olhos, originando uma diplopia. Isso não ocorre na afacia binocular porque as imagens formadas em cada olho são do mesmo tamanho e conseguem se fundir no cérebro, em uma só.

Os olhos que sofrem afacia são caracterizados por um maior volume aquoso, uma câmara anterior mais profunda que o normal e, por causa da iridectomia, uma maior entrada de luz pela pupila.

Como o médico trata a afacia?

O cristalino faltante pode ser substituído por lentes intraoculares.

A afacia costuma ser a indicação mais comum para o uso de lentes de contato por crianças, quando por catarata congênita ou extração do cristalino por trauma, geralmente monocular.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *