Conectado por

Religião

A bênção de honrar os pais

Publicado por

em

No módulo anterior começamos a falar sobre o impacto dos Dez Mandamentos em nossa vida financeira.

Continua após a publicidade
<

Primeiramente vimos a importância de tirar um dia para o descanso, para repor nossas energias e também concentrarmos mais atenção no relacionamento com Deus e as outras pessoas.

Agora eu gostaria de conversar com você sobre outro importante mandamento, que está em Êxodo 20.12: Respeite o seu pai e a sua mãe para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando.

Veja só que mandamento fantástico Deus deu aos israelitas e também à nossa geração. Primeiro, porque honrar pai e mãe é maravilhoso. Se você é pai ou mãe, sabe do que estou falando. Sabe como é maravilhoso ver seus filhos dando a você um bom-dia, um abraço, um “pai eu amo você” ou “mãe eu amo você”, e por aí vai.

E além de todo esse bem-estar na relação dos pais com os filhos, veja que Deus promete uma coisa que tem impacto direto em nossa vida financeira. Você poderá viver mais, por mais tempo. É evidente que o resultado disso não é apenas financeiro, é muito mais abrangente porque o mandamento impacta toda a nossa vida e sua qualidade.

Imagine como sua vida mudará completamente se você tiver uma relação saudável com seus pais — e é isso que Deus deseja. Que pais e filhos vivam em harmonia sempre. Assim você vai perceber que a vida não fica apenas longa. Não é apenas viver mais tempo, mas levar uma vida de qualidade. E é muito mais que isso, pois se compreendermos este mandamento e o colocarmos em prática, certamente impactaremos positivamente o mundo em que vivemos. Não há como ser diferente.

Posso dizer a você com toda a certeza da Palavra de Deus que honrar pai e mãe é sensacional. Comece a fazer isso agora mesmo, e muito mais que antes. Honrar pai e mãe é uma atitude de sabedoria, e veja o que Salomão diz sobre a sabedoria: A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras (Provérbios 3.16).

Percebe o quanto é fundamental obedecer ao mandamento de Deus? A promessa é que vamos ter vida longa, e com ela a oportunidade de administrar nossos bens por muito mais tempo. Assim o impacto financeiro dessa vida longa pode ser muito mais favorável ao reino de Deus. Não é incrível?

E veja que este mandamento tem aplicação muito mais ampla. Ele não se aplica apenas à nação de Israel em seu estabelecimento na terra prometida. O apóstolo Paulo o cita quando escreve sua Carta aos Efésios. Ele repete o mandamento, dando a ele uma aplicação que ultrapassa o aspecto temporal. Confira em Efésios 6.2.

E então? Se você não está honrando seu pai e sua mãe, é hora de se arrepender. É hora de perdoar, pois Deus ainda pode fazer grandes coisas por meio de você.

Conclusão: Deus deseja que você honre seu pai e sua mãe. Honrar é muito mais que respeitar. É dar o primeiro lugar, é lembrar em primeiro lugar. Honre seus pais inclusive sob o aspecto financeiro. Ajude seus pais a cuidar bem do dinheiro. Muitos pais idosos necessitam não apenas da ajuda financeira direta, mas também que seus filhos os ajudem na administração do dinheiro por causa das suas limitações físicas e mentais.

Por Paulo de Tarso, pastor, engenheiro e mestre em Teologia. Fundador do Ministério Finanças para a Vida, que ensina pessoas de todas as idades a administrar o dinheiro de acordo com a Bíblia. É autor dos livros “Sucesso Financeiro” e da série “Finanças em Ação”.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

GUIA ME