Conectado por

Medicina

9 boas práticas para melhorar a circulação sanguínea


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

A circulação de é responsável por levar além do líquido vital a todo o organismo, também a oxigenar células e órgãos. Isso é que mantém o bom funcionamento do corpo. Por isso, é preciso investir em práticas para melhorar a circulação sanguínea, a fim de garantir um ótimo estado de saúde.

Quando o sangue não circula pelo organismo da forma como ele deve, problemas começam a acontecer. Fraqueza, dificuldades de memória, varizes e pele ressecada são alguns deles. Mas há contratempos piores que ocorrem em quadros graves de má circulação, como a angina, um quadro de pressão no peito, que pode levar a parada cardíaca.

Para ficar longe desses problemas de saúde, confira 9 dicas práticas e simples para melhorar a circulação sanguínea e conquistar mais bem-estar e qualidade de vida!

Confira 9 dicas essenciais para melhorar a circulação sanguínea e ter mais saúde!

1. Praticar atividades físicas

As são grandes remédios para diversos problemas de saúde, entre eles, a má circulação sanguínea. Tais atividades como a caminhada, natação, praticar alongamentos e fazer musculação ajudam com que o sangue circule mais rápido pelo corpo.

Outro motivo que faz dos exercícios físicos ótimos aliados para melhorar a circulação sanguínea é que eles diminuem diversos riscos para problemas relacionados à passagem do líquido por veias e artérias.

Entre os benefícios das atividades estão:

  • reduz a pressão arterial;
  • diminui o colesterol LDL — colesterol ruim;
  • controla o nível de açúcar no sangue, prevenindo a diabetes;
  • melhora a oxigenação dos órgãos e músculos.

2. Levantar-se depois de um tempo sentado

Ficar em um escritório em frente ao computador ou em casa assistindo TV, são atividades normais no nosso dia a dia. Porém, passar muito tempo na mesma posição em cadeiras, sofás ou poltronas, desgasta a saúde.

Permanecer sentado por muito tempo piora a circulação de sangue, pois, ele tende a diminuir sua velocidade no organismo. Além disso, ficar na mesma posição por longos períodos aumenta a chance de e nos braços, incha as pernas e enfraquece os membros inferiores.

Para evitar todos esses contratempos e melhorar a circulação sanguínea, pausas para esticar o corpo e fazer breves são necessárias. Pausas de três a cinco minutos a cada 40 minutos sentado, são ideais. É como fazer uma longa viagem de carro — fazer paradas é algo fundamental para aliviar a tensão no corpo.

3. Comer alimentos saudáveis

alimentação está muito relacionada com a qualidade que o sangue circula pelo organismo. Logo, consumir alimentos saudáveis vai melhorar a circulação e trazer muitos outros benefícios.

Veja alguns dos alimentos que prejudicam a circulação do sangue:

  • frituras;
  • industrializados;
  • doces;
  • massas com farinha branca;
  • refrigerantes;
  • alimentos muito salgados;
  • embutidos;
  • carnes gordurosas.

Toda a lista acima pode ser consumida com bastante moderação, dentro de um regime que inclua saudáveis. Assim, como na dieta dos pontos em que tudo é permitido, mas com ponderação.

Agora, veja quais são os alimentos que você deve consumir com frequência, para melhorar a circulação sanguínea:

  • frutas;
  • legumes;
  • verduras;
  • sucos naturais;
  • mel;
  • cereais — trigo, linhaça, quinoa, etc;
  • oleaginosas — castanha de caju, amêndoas, nozes etc.

Vale reforçar que o modo como os alimentos saudáveis são preparados, também interfere na sua saúde. Portanto, prefira sempre cozinhar, grelhar ou assar as refeições que precisam de algum preparo, ao invés de fritá-las no óleo ou azeite.

4. Beber muita água

A é uma potente aliada na prevenção dos problemas relacionados à má circulação do sangue. Esse líquido consegue afinar o sangue quando é consumido em grandes quantidades diárias. Para que isso seja conquistado, um mínimo de dois litros por dia, são cruciais.

Também, é a água que ajuda a eliminar as toxinas e a gordura que se acumula no organismo quando não é queimada. Assim, beber mais água ajuda também a evitar o ganho de peso ou mesmo ter uma aparência de pele inchada.

5. Evitar o consumo de sal e açúcar em excesso

O sal e o consumidos em excesso aumentam o risco para diversas doenças que estão relacionadas à má circulação de sangue.

Um dos grandes perigos que faz com que uma pessoa consuma mais açúcar ou sal do que é saudável, é que alguns produtos prontos são saturados desses ingredientes.

Bolachas, salgadinhos, snacks, entre outros alimentos são carregados em ambos condimentos para que eles fiquem literalmente viciantes, e sejam consumidos com muita frequência.

Então, é preciso e açúcar diariamente, para que o paladar “peça” menos desses ingredientes a cada refeição.

6. Parar de fumar

O tabaco, a nicotina, o alcatrão e as mais de 4 mil substâncias que estão em qualquer cigarro vendido em lojas de conveniência e padarias, prejudicam a circulação de sangue.

Um dos efeitos que tais substâncias do cigarro causam na saúde é que elas contraem e afinam os vasos sanguíneosIsso diminui a velocidade com que o sangue percorre dentro das veias e artérias, piorando como o líquido chega nos órgãos, além de sua qualidade.

7. Consumir menos bebidas alcoólicas

Em níveis pequenos de consumo, as podem ser bastante apreciadas por diversas pessoas. Porém, quando elas são consumidas em excesso, pioram bastante a saúde de forma geral.

Como o álcool excessivo degrada a , ele também vai deteriorando a circulação de sangue. Pois, esse órgão é responsável por bombear o líquido vital a todo o corpo, sem parar.

Logo, com menos capacidade do coração em bombear sangue ao corpo, a circulação sanguínea vai ser bem prejudicada.

8. Deitar-se e colocar as pernas para cima

Colocar as pernas para cima depois de várias horas sentado ou em pé, ajuda com que o sangue que ficou parado nesses membros, volte a circular por todo o corpo. Um dos aspectos de que o líquido se acumula muito nessa área, é o inchaço.

Assim, depois de um dia de trabalho ou em momentos de descanso à tarde e à noite, você pode colocar debaixo das pernas. Eles devem elevar a altura das pernas apenas um pouco acima do resto do corpo.

Ficar nessa postura de 15 a 30 minutos por dia é o suficiente para melhorar a circulação sanguínea por todo o corpo.

9. Usar meias de compressão

As meias de compressão que médicos receitam a quem faz operações para remover , são excelentes para evitar a má circulação sanguínea.

A ação desse tipo de meia que pode ser comprada em farmácias pela internet ou em lojas físicas, é a de comprimir os vasos sanguíneos. Isso faz com que o sangue corra mais depressa em cada vaso, melhorando a condição.

Outro benefício que as meias de compressão fazem é trazer uma sensação de alívio nas pernas. Especialmente quando são usadas ao final de um dia cansativo de tarefas domésticas ou profissionais.

Um dos meios de conseguir ativar bastante a circulação de sangue é com alguns . Essas medicações planejadas para o caso específico de cada paciente devolve a saúde do sangue circular na velocidade e pressão adequadas.

Na hora de adquirir medicamentos manipulados para melhorar a circulação sanguínea, contar com a ajuda de farmácias de especializadas é essencial, além de ter a orientação de profissionais de saúde. Na você pode contar com esse apoio de especialistas, que colaboram na escolha de remédios e medições de pressão.

 

Semprebem.paguemenos.com.br

Publicidade
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento