Conectado por

Alimentação

7 alimentos ricos em fibras para fazer cocô todo dia


Compartilhe:

Publicado por

em

Ficar muito tempo sem fazer cocô incomoda: dá gases, a barriga fica inchada, o humor fica terrível. Parece que algo está errado e, de fato, está. Essa baixa frequência significa um acúmulo do que deveria ser eliminado pelo corpo e pode afetar o organismo como um todo. Em outras palavras, fazer cocô é a melhor maneira de limpar o organismo!

Claro que certos hábitos contribuem para que o intestino esteja sempre funcionando – beber água, praticar atividades físicas, dormir bem e ter uma alimentação equilibrada e variada são práticas que deixam o sistema intestinal funcionando como um reloginho.

Fibras para que as quero?

Os alimentos que consumimos têm dois destinos: são absorvidos ou decompostos. As fibras fazem parte do grupo dos carboidratos que o corpo humano não consegue absorver, passando intactas pelo trato digestivo até serem eliminadas nas fezes. As fibras podem ser divididas em duas categorias: solúveis e insolúveis. Cada uma tem seu papel e importância e, quanto mais fibras consumimos, mais o intestino trabalha para botar para fora!

As fibras solúveis se dissolvem na água do intestino, viram uma espécie de gel, ajudam no trânsito intestinal e fazem com que a absorção dos alimentos seja mais lenta. São aliadas da flora – as bactérias amigas do nosso corpo –, porque são digeridas ali e ainda contribuem para baixar os níveis de colesterol e glicose no sangue. Alguns exemplos de alimentos com fibras solúveis: aveia, ervilha, cevada, maçã e frutas cítricas.

Já as fibras insolúveis são as que aumentam o volume entre o estômago e os intestinos, prolongando a sensação de saciedade e contribuindo para o bolo fecal – a parte que precisamos eliminar. Incluir alimentos como farinha de trigo integral, batata, repolho, soja, couve-flor e nozes ajuda nesse processo.

Se você quer melhorar a qualidade e frequência do seu cocô, inclua esses alimentos na sua lista do mercado hoje mesmo:

1. Aveia

Entra na lista dos alimentos ricos em fibras solúveis e que são verdadeiros curingas da cozinha. A aveia ajuda na renovação das bactérias que são boas para o trato digestivo. Essa renovação da flora intestinal, possibilita que o organismo elimine com mais facilidade o que o corpo não precisa. Por isso consumir aveia é uma baita ajuda para quem está com dificuldades de fazer cocô. Se você estava achando pouco, a aveia ainda contribui para a redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e glicose no sangue.

Boas notícias para quem é fã de pipoca: ela pode ser um alimento ótimo para regular o intestino.

Créditos: gettyimages
Legenda: Boas notícias para quem é fã de pipoca: ela pode ser um alimento ótimo para regular o intestino.

2. Pipoca

Essa delícia que tanto nos acompanha na hora de ver um filminho é uma ótima opção para quem está com dificuldades para fazer cocô. Isso porque a pipoca é um tipo de milho que, quando aquecido se expande, tornando-se justamente uma massa de amidos e fibras. Estas vão direto para o intestino, aumentando o volume do bolo fecal e, consequentemente, a necessidade de eliminá-lo.

Se deu vontade de comer pipoca, saiba que a versão que você estoura na panela é a mais indicada, mas não pode exagerar no óleo.

3. Batata-doce

A batata-doce é um ótimo alimento para quem precisa aumentar o consumo de fibras solúveis. Ao ser ingerida, ela se mistura à água presente no intestino e forma uma espécie de gel gástrico. Essa cobertura densa ajuda a estimular os movimentos intestinais. E esse tubérculo ainda tem um bônus para quem faz atividade física: ajuda a evitar dores musculares e câimbras graças ao potássio, porque contribui para que a musculatura mantenha um ritmo de contração e relaxamento, diminuindo assim o risco de lesões.

4. Abacate

Entre as frutas que são ricas em fibras, o abacate é uma que merece destaque, porque conta com fibras que aumentam a saciedade e estimulam o trânsito intestinal.

5. Frutas

Opções como coco, goiaba, kiwi e pera têm bastante fibras solúveis e são ótimas para manter a saúde intestinal em dia.

6. Grão-de-bico

O grão-de-bico é uma leguminosa rica em proteínas e fibras. Por ser um alimento difícil de o organismo digerir aumenta o volume do bolo fecal.

7. Lentilha

A lentilha também é um daqueles alimentos para se apaixonar, pois é nutritiva, pouco calórica e ainda conta com fibras insolúveis – aquelas que aceleram o processo de eliminar o que não serve para a gente.

Sem sofrimento para fazer cocô

Se perceber desconfortos como gases, peso na barriga, dor para evacuar ou precisar fazer muita força, procure um médico. O consumo de fibras é ótimo para a saúde intestinal, mas outros hábitos são tão fundamentais quanto, como beber água, praticar exercícios físicos, dormir bem e não ficar segurando quando quiser ir ao banheiro. Colocando sua saúde como prioridade número um, vai ser mais fácil de fazer o número dois.

 

Qbemqfaz.com.br

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento