Conectado por

Alimentação

4 trocas saudáveis que você nem vai sentir


Compartilhe:

Publicado por

em

Talvez você já saiba que as versões integrais dos alimentos são mais ricas em nutrientes e que trocar o arroz branco pelo integral seria uma ótima ideia. O problema é que, muitas vezes, essas mudanças interferem diretamente no sabor da comida. Cada pessoa se adapta aos alimentos de maneiras diferentes e você pode incluir alternativas mais saudáveis aos poucos no seu cardápio.

Como tudo na vida, o que você come é hábito. O paladar acostuma-se aos sabores e texturas e, para modificar isso, leva um tempo. Enquanto trabalha a mente de um lado, experimente estas trocas simples no seu dia a dia.

Azeite no lugar do óleo vegetal

É comum o uso de óleo para cozinhar, fritar e temperar os alimentos. Segundo Samara Dias, nutricionista esportiva, ao contrário do que se pensa, o azeite aquecido não é ruim para a saúde. Ao preferi-lo para os preparos, use azeite virgem para temperaturas elevadas e o azeite extravirgem para temperar saladas.

Pipoca feita em casa x pipoca pronta

Estourar o milho na panela com um pouco de azeite é mais saudável do que a versão pronta da pipoca. Tanto no micro-ondas quanto na panela, a pipoca pode ser um lanche leve, desde que você não exagere nas quantidades de azeite e sal.

Alimentos congelados no lugar dos enlatados

Priorizar os alimentos congelados, como aquele mix de legumes, pode ser uma alternativa para não ficar sem no dia a dia. Já alguns enlatados são opções interessantes também para preparar diversas receitas, desde sanduíches a saladas. Vale ficar de olho nas quantidades de sódio e equilibrar o consumo no dia a dia.

Alimentos integrais no lugar dos refinados

Ninguém precisa abrir mão do pãozinho, do arroz ou do macarrão que tanto gosta. A dica é incluir aos poucos versões com cereais integrais e ir adaptando ao paladar. O arroz branco pode ser substituído pelo integral, negro e os sete grãos, por exemplo.

Um dia de cada vez

Adaptar o paladar é um processo de aprendizado contínuo. Vá testando o que gosta, os preparos mais saborosos e como fazer pequenas mudanças para uma alimentação mais equilibrada e saudável. Não precisa mudar tudo de uma vez e nem abrir mão do gosto da comida.

Qbemqfaz.com.br

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento