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4 aspectos técnicos do e-commerce que não podem faltar


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Com o crescimento das vendas online, foi necessário que os vendedores começassem a se diferenciar em suas plataformas.

P U B L I C I D A D E

Dentro desse novo cenário, muitas estratégias passaram a ser estudadas – e empregadas – no intuito de estar sempre na vantagem em relação à concorrência, que é ainda maior nesse filão de mercado.

Para que o seu e-commerce esteja na dianteira e com as melhores reações de seus consumidores, considere sempre esses 4 aspectos, que irão nortear a sua performance no mundo online.

Esteja atento às modificações rápidas da internet e use essa agilidade a seu favor!

  1. Plataforma adequada

Dentro desse tópico, várias particularidades precisam ser consideradas. A começar do tempo que o seu site demora para carregar. Tenha em mente que, quem está procurando comprar pela internet, é alguém que deseja agilidade, certo?

Eles não costumam ter paciência para esperar que sites lentos carreguem e é aí que as vendas se perdem. Faça questão de ter uma página que abra rápido e não demore nas transições de telas.

Outro ponto a ser observado, deve ser a simplicidade dos atos. Ajuste sua plataforma para que as ações sejam rápidas e práticas, como a facilidade de comprar com um clique, o check-in simplificado e a busca inteligente.

Acelere esses processos, dando ao seu consumidor a vantagem da compra rápida, para evitar que ele saia do seu site em busca de outras opções.

Dê alternativas confortáveis ao seu cliente. Sempre esteja um passo à frente dele, quando idealizar o seu e-commerce. Por exemplo, não fique preso a plataformas únicas.

Hoje, as compras feitas por aparelhos com tecnologia mobile são maioria e, por isso, você deve saber que o seu site precisa se adequar à ferramenta do seu consumidor. Invista em sites responsivos, que se adaptam ao modelo de compra do seu cliente.

Por último, use as vantagens da linguagem imediata da internet. Chame o seu consumidor, usando as CTA’s (calltoaction). Incentive-o a continuar dentro do seu espaço e instigue-o a comprar com você.

As CTA’s servem para auxiliar o processo de navegação e finalização da compra, com efeito de urgência, levando o cliente a aproveitar a oferta no momento em que se deparar com ela.

  1. Segurança e respeito ao consumidor

Mesmo com o aumento das vendas online e com a desmistificação dessa atividade, muitas pessoas ainda se sentem inseguras para adquirir um produto na internet.

Algumas apenas não possuem intimidade com os processos, o que nos leva ao item anterior: quanto mais fácil for o processo de compra, maior a chance de alcançar os clientes.

Mas existem aqueles que se preocupam com a segurança, principalmente os menos adeptos à tecnologia da internet.

Os riscos existem, todos nós sabemos, e a mídia mostra notícias preocupantes sobre as fraudes cometidas em vendas online, o que acaba afetando as vendas de maneira geral.

Por isso, faça questão de declarar que o seu site é seguro. Deixe sempre a mostra as certificações de segurança, para que o cliente saiba que a sua plataforma é idônea.

Além disso, deixe as informações para contato em área visível e retorne todos os consumidores que procurarem você. Isso serve para gerar confiança a eles e, assim, se sintam seguros para finalizar a compra.

Um ponto importante e que pode te ajudar a fazer uma “propaganda” a seu favor, são as avaliações dos seus consumidores.

Um espaço onde haja o feedback da compra, gera aos novos possíveis clientes uma base de dados, onde irão considerar o que outros sentiram ao negociar com você. As áreas de comentários são sempre analisadas pelos futuros clientes.

Por isso, faça um bom feedback com os seus consumidores. Caso algum deles tenha tido desconforto durante o processo de compra, tente corrigir suas falhas e compensá-los por algum problema que surgiu.

Uma avaliação positiva dos seus produtos pode ser tão eficaz quanto uma campanha de marketing, pois mostra a realidade das ações.

Não se restrinja aos comentários de sua plataforma. Sempre esteja atento aos sites de reclamação, para evitar que sua empresa apareça negativamente.

Como dito sobre as avaliações internas do site, muitas pessoas pesquisam sobre a idoneidade dos sites nessas plataformas, para ver como eles estão pontuados e como resolvem possíveis situações negativas.

  1. Informações detalhadas

Uma das maiores desvantagens na compra online, é a impossibilidade de ter o produto em mãos no ato da aquisição. Esse ainda é o maior fator de reticência de alguns consumidores, que preferem analisar o item com o máximo de atenção possível, podendo observar os detalhes e perguntar sobre o que lhe gera dúvida.

Pensando nesse cenário, dê ao seu consumidor o máximo de informações possível sobre os seus produtos.

Se são dados que ele quer, dê isso a ele. Descreva com detalhes o seu item, declarando suas funcionalidades com os possíveis esclarecimentos que ele desejaria, caso estivesse com o produto em mãos.

Além disso, deixe sempre aberto o espaço para perguntas e não demore a responde-las. Quanto mais interessado você estiver em seu cliente, mais confiança ele sentirá para adquirir seu produto.

Outra dica para garantir o sucesso na venda, é investir em imagens que tenham boa qualidade. Utilize fotos de catálogo, mas faça questão de demonstrar a realidade do seu produto.

Dessa forma, seu consumidor terá real noção do que está adquirindo. Você também pode utilizar imagens do item sendo usado no dia-a-dia. Esse tipo de ilustração, que mostra como a prática do uso, gera um maior interesse por parte do cliente, gerando a conversão.

  1. Vantagens para o consumidor.

Não se esqueça, em nenhum momento, que é o consumidor que determina a sua entrada de receita.

Por isso, tenha sempre em mente que, além de bons produtos, ofertas valiosas e uma plataforma confortável, é essencial que o seu cliente se sinta satisfeito ao comprar com você.

Sempre que possível, ofereça a ele vantagens na transação. Considerando que a sua concorrência está ao alcance de um clique, é fundamental que o seu consumidor perceba a supremacia do seu serviço em relação ao dos outros.

Uma das melhores formas de fidelizá-lo, é dando benefícios adicionais na compra de qualquer produto.

Use de todos os recursos que tenha em mãos. Frete gratuito, brindes, ofertas que dão a sensação de personalização. O ideal é que você consiga cativar o seu público, a ponto de que ele sempre se lembre do seu site quando intencionar alguma aquisição.

As ferramentas de marketing são extremamente úteis nessas situações. Estimule seu consumidor a estar constantemente navegando por sua plataforma. Quanto mais ele entrar, maior a chance de adquirir um produto.

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