Conectado por

Medicina

Vitaminas que fortalecem a imunidade


Compartilhe:

Publicado por

em

Por: Ladinne Campi

P U B L I C I D A D E

Vitamina A, B, C e D são alguns dos principais nutrientes que atuam no fortalecimento do sistema imunológico. Aliados ao estilo de vida, podem ser adquiridos através da alimentação ou suplementação.

O corpo humano é uma complexa e potente máquina que, por si só, possui a capacidade de nos proteger contra doenças, agentes estranhos e até contra as nossas próprias células, uma vez que se tornem malignas, como nos casos dos cânceres. A esse mecanismo de defesa é dado o nome de “sistema imunológico”, composto por células e órgãos que, dentre as suas funções, são capazes de manter o nosso organismo protegido.

As células do sistema imunológico estão presentes em:

– Amígdalas

– Linfonodos

– Baço

– Placa de Peyer no intestino delgado

– Apêndice

– Medula óssea

– Vasos linfáticos.

Porém, sabe-se que os hábitos de vida são capazes de influenciar o sistema imunológico, tornando-o mais debilitado ou fortalecido. Alguns dos pilares determinantes são:

Sono reparador: Hoje em dia, descansar mais parece um luxo, não é mesmo?! Na verdade, repor as energias é um dos hábitos saudáveis mais importantes, já que, enquanto dormimos, a energia que durante o dia é destinada para a realização de atividades, passa a ser direcionada ao metabolismo e sistema imunológico. Especialistas explicam que o contrário também pode acontecer: noites mal dormidas diminuem a produção das células de defesa, impactando negativamente o sistema imunológico.

Atividade física: Além de prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e depressão, praticar exercícios físicos de maneira regular e moderada minimiza inflamações no corpo, melhora a circulação sanguínea e promove o aumento dos linfócitos, responsáveis pela resposta imune e pela defesa do corpo. As células de defesa, por sua vez, são capazes de destruir os patógenos com mais facilidade.

Alimentação saudável: Manter um cardápio longe de itens inflamatórios, como o açúcar e comidas processadas – considerados os vilões da atualidade é fundamental. O ideal é fazer, diariamente, refeições que contenham todos os grupos alimentares. Segundo especialistas, existem nutrientes que estimulam os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. São eles:

– Vitamina A: Esta vitamina atua na renovação celular e oferece uma proteção extra contra infecções. Pode ser adquirida através do consumo de brócolis, batata doce, abacate e vegetais alaranjados, como cenoura, manga e mamão).

– Vitaminas do complexo B: A vitamina B6 atua na regulação de respostas imunológicas de diversas doenças. Sua carência prejudica a imunidade porque minimiza a proliferação dos linfócitos, diminuindo os anticorpos produzidos pelo organismo. Já a B9 tem associação no que se trata a resistência do organismo à infecções. Quando consumida em baixa quantidade, esta vitamina deixa o organismo mais suscetível às infecções. Além disso, a vitamina B9 é importante para as células Tregs, que atuam nas nossas defesas.

– Vitamina C: Popularmente conhecida pela presença em frutas cítricas, como: laranja, tangerina, acerola, limão, abacaxi e maracujá, a vitamina C ajuda na maturação das células imunes. Em outras palavras, isso significa que estas células se tornam, de fato, mais resistentes às infecções. Essas frutas contêm, ainda, substâncias como antioxidantes, fibras e flavonoides, considerados poderosos anti-inflamatórios capazes de fortalecer o sistema cardiovascular.

– Vitamina D: Considerado um dos principais nutrientes envolvidos na imunidade, a vitamina D pode ser adquirida de duas formas: seja através da exposição solar moderada, por cerca de 20 minutos ao dia ou através da dieta – que representa 20% do aporte exógeno. Dentre seus benefícios, vale destacar a redução do risco de infecções respiratórias, como é o caso da Covid-19. Estima-se que 80% dos brasileiros tenham carência da vitamina D, por isso, consumir peixes, leite, derivados, ovos e cogumelos são boas alternativas.

SUPLEMENTAÇÃO: UMA DOSE EXTRA DE SAÚDE

Entretanto, quando a alimentação não é capaz, por si só, de suprir tais necessidades, é hora de pensar em um “plano B”. A suplementação de nutrientes, quando indicada por um profissional e de maneira individualizada, promove a qualidade de vida e fortalece o sistema imunológico.

No caso da vitamina D, uma das mais buscadas nas prateleiras, pode ser suplementada através de cápsulas ou gotas e é mais frequentemente buscada por pacientes idosos ou quem vive em climas temperados. O óleo de fígado de bacalhau também é um ingrediente rico em vitamina D, disponível nas prateleiras em forma de cápsulas.

Já a vitamina C é muito conhecida em sua forma efervescente. Recomenda-se 1g de vitamina C por dia para suprir os níveis necessários e usufruir de seus benefícios. Porém, esta vitamina está presente em outras apresentações, como cápsulas ou xaropes.

Semprebem.paguemenos.com.br

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br