Conectado por

Cuiabá-MT

Vacina da Janssen será priorizada para imunização da população em situação de rua em Cuiabá, diz secretaria


Compartilhe:

Publicado por

em

A vacina da Janssen – dose única – será priorizada para a população em situação de rua acima de 18 anos, em Cuiabá, segundo a coordenadora da campanha, Valéria de Oliveira. São cerca de 600 pessoas inseridas neste grupo.

P U B L I C I D A D E

A prefeitura informou que nessa terça-feira (6) as pessoas que ficam no Albergue Municipal já serão vacinadas.

Ao todo, o estado recebeu, nesse primeiro lote da vacina Janssen, 22.850 doses. Destas, 4.158 doses foram destinadas a Cuiabá.

A capital separou uma parte dessas doses para aplicar em pessoas com 50 anos ou mais. Já as demais doses são destinadas aos moradores de rua.

De acordo com a coordenadora da campanha, a decisão de vacinar esse público com a Janssen é devido à dificuldade de encontrá-los, posteriormente, para a aplicação da segunda dose.

Idosos em situação de rua já foram vacinados em Cuiabá — Foto: Prefeitura de Cuiabá

Idosos em situação de rua já foram vacinados em Cuiabá — Foto: Prefeitura de Cuiabá

Vacinação da população de rua

A campanha com a população em situação de rua começou em abril deste ano, com a imunização de idosos acima de 60 anos, pela equipe do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Conforme o levantamento do Consultório na Rua, o número estimado é de 22 idosos em situação de rua com 60 anos ou mais, no entanto, segundo a prefeitura, o número é superior.

À época, um ônibus do município ficou disponível para fazer o transporte desse público. Em outros casos, a vacinação foi feita na rua.

Vacina Janssen

Janssen é a vacina desenvolvida pela divisão farmacêutica do grupo Johnson&Johnson, que leva o mesmo nome. O imunizante apresentou eficácia de 66% para os casos moderados a graves, e de 85% para os casos graves.

A eficácia mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Anvisa é de 50%. O imunizante usa a tecnologia de vetor viral e funcionou contra a variante da África do Sul, a mais contagiosa. A companhia diz ter o objetivo de fornecer 1 bilhão de doses da vacina em todo o mundo em 2021.

G1.globo.com

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br