Conectado por

Agricultura

Uso do arame certo contribui para a qualidade dos fardos de algodão 


Compartilhe:

Publicado por

em

• Conab prevê produção de 3,3 milhões de toneladas de algodão em pluma

P U B L I C I D A D E

• Processo de enfardamento precisa ser feito com atenção e cuidado para evitar perdas

O algodão é uma das culturas mais importantes do Brasil. “Somos o quarto maior produtor do mundo e o segundo de maior exportador. Para a atual safra, a Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab) prevê colheita de 3,3 milhões de toneladas de algodão em pluma — representando crescimento de 3,6% sobre a colheita anterior”, informa Guilherme Vianna, gerente de negócios da Belgo Arames.

“O algodão tem uma cadeia de produção complexa e cheia de etapas, que gera milhões de empregos no país tanto na agricultura quanto na indústria têxtil. Com essa relevância socioeconômica e o aumento da produção, o processo de enfardamento precisa ser feito com atenção e cuidado para evitar perdas durante o manuseio e o transporte do algodão”, ressalta Vianna.

Após a colheita, o algodão passa por diferentes processos, incluindo prensa para redução de custos de armazenagem e manuseio, descaroçamento (separação da fibra das sementes) e limpeza. O produto em pluma resultante é prensado em pequenos fardos.

“Nesse momento, é feito o enfardamento do algodão, etapa importante, que proporciona benefícios de transporte e armazenamento. Os fardos precisam ser bem amarrados com arames específicos. Os produtores precisam estar atentos a isso e à qualidade do arame utilizado para manter a qualidade do lote”, explica Guilherme Vianna.

Para o sucesso do enfardamento, a Belgo Arames, referência no mercado brasileiro, desenvolveu Belgo Laço Algodão, arame que pode ser galvanizado para evitar a contaminação do fardo por meio de manchas. “Esse produto também conta com a vantagem de uma alta resistência e proporciona segurança no transporte, bem como diâmetros distintos de arame conforme a densidade do fardo”, finaliza o gerente.

Sobre a Belgo Arames   

A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes. A empresa possui plantas em Minas Gerais, nas cidades de Contagem, Sabará, Itaúna e Vespasiano; em São Paulo, nas cidades de Osasco e Sumaré e na Bahia, em Feira de Santana.  Saiba mais em belgo.com.br. 

TEXTO COMUNICAÇÃO

Publicidade



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Nossa webrádio parceira: dj90.com.br