Conectado por

Eleições 2020

TSE aprova envio de tropas federais para garantir segurança das eleições

Publicado por

em

OTribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta quinta-feira (26/11), o envio de tropas federais para garantir a segurança do segundo turno das eleições municipais de Fortaleza, Manaus e Caucaia.

O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, justificou o envio das Forças Armadas por conta do reduzido efetivo policial e a presença de facções criminosas nesses locais. Os pedidos foram feitos pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) do Ceará e do Amazonas.

“Ficou justificada a atuação de tropas federais ante a notícia, por exemplo, do aumento do número de crimes violentos. E, como já conversamos, é uma preocupação que recai sobre todos nós a violência com motivação política.”, afirmou Barroso, segundo informações do jornal O Globo.

O ministro ainda disse que o tema foge do controle do TSE, mas é muito preocupante, “inclusive especialmente a violência de gênero, que também tem ocorrido ao longo dessas eleições”.

Em Fortaleza, o segundo turno é disputado entre José Sarto (PDT) e Capitão Wãagner (PROS). Em Manaus, concorrem David Almeira (Avante) e Amazonino Mendes (Podemos). Em Caucaia, região metropolitana da capital cearense, o pleito é disputado entre Naumi Amorim (PSD) e Vitor Valim (PROS).

Metropoles