Conectado por

Acre

TRE-AC marca diplomação de Gladson Cameli e Mailza Gomes para 15 de dezembro


Compartilhe:

Publicado por

em

Além do governador e vice-governadora, serão diplomados os candidatos eleitos para senador, deputado federal, deputado estadual e os seus suplentes. Cerimônia será às 10h no plenário do TRE-AC.

Por g1 AC — Rio Branco

P U B L I C I D A D E

A diplomação do governador reeleito Gladson Cameli e da vice-governadora Mailza Gomes, ambos do PP, está marcada para o dia 15 de dezembro pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). A cerimônia será às 10h no plenário do TRE-AC, localizado no Portal da Amazônia, em Rio Branco.

Além do governador e vice-governador, serão diplomados os candidatos eleitos para senador, deputado federal, deputado estadual e os seus suplentes.

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo.

Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do tribunal eleitoral competente.

Eleições 2022: resultados

 

Gladson Cameli foi releito governador do Acre no primeiro turno das eleições com 56,75% dos votos válidos, totalizando 242.100 votos. A vice dele, Mailza Gomes, era senadora. Alan Rick foi eleito senador do Acre com 154.312 dos votos, o que corresponde a 37,46% votos válidos. Ele tem 45 anos, é administrador e jornalista e já foi deputado federal entre 2015 a 2019 e em seguida foi reeleito, mandato que termina este ano.

Os acreanos também elegeram 24 deputados estaduais (veja lista aqui) e oito deputados federais (veja lista aqui).

Dos 24 deputados estaduais eleitos no estado acreano nas Eleições 2022, 12 já ocupavam uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Estado (Aleac). Assim, a taxa de renovação da Casa nestas eleições foi de 50%.

O governador reeleito, Gladson Cameli (Progressistas) deve se deparar com mais oposição no Legislativo Estadual, a partir de 2023, e com o desafio de unificar a base aliada em nome de melhores condições de governabilidade.

É que, até este ano, os partidos da base representavam metade dos deputados acreanos e o percentual de oposição cresceu em número de deputados estaduais eleitos neste domingo. Segundo levantamento feito com base nas coligações, a nova composição da Aleac vai ter 14 parlamentares de oposição e 10 de base. O PDT foi o partido com mais deputados eleitos.

G1

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br