Conectado por

Rondônia

TRANSPORTE ESCOLAR: Prefeito Hildon Chaves determina prioridade absoluta na recuperação das estradas rurais


Compartilhe:

Publicado por

em

Por determinação do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, a prioridade absoluta da sua gestão nesse mês de maio, com o fim do período chuvoso, é a recuperação dos pontos mais críticos das estradas rurais, para que haja condições de trafegabilidade do transporte escolar terrestre com total segurança para os estudantes.

P U B L I C I D A D E

Nesse sentido, uma reunião com representantes das Secretarias de Obras (Suop), Agricultura (Semagric), Educação (Semed), Secretaria Geral de Governo (SGG), a presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereadora Joelna Holder, vereador Sebastião Ferreira (Tiãozinho), o assessor de política governamental, Devanildo Santana, entre outros, para definir as ações mais urgentes, além do que já havia sido planejado.

“Esse é um trabalho que já vínhamos tratando com muita importância, mas o rigoroso período chuvoso não permitiu que dessemos continuidade. O prefeito determina agora, prioridade absoluta na recuperação dos locais onde há riscos de trafegabilidade, onde ônibus escolares não conseguem buscar e nem deixar as crianças nas escolas”, enfatizou Basílio Leandro de Oliveira (SGG).

Ficou definido que a prefeitura vai reunir toda a sua força em termos de maquinários que poderão ser deslocados para os distritos e comunidades rurais, para trabalhar na recuperação das estradas e garantir o transporte escolar. Outras máquinas darão sequência aos mutirões que estão sendo realizados na capital.

Recuperadas

O secretário Francisco Evaldo de Lima (Semagric), disse que o Município de Porto Velho possui 7 mil quilômetros de estradas rurais, sendo que desse total, cerca de 3 mil quilômetros foram recuperados no verão passado. Somente em União Bandeirantes, são 700 quilômetros de ‘linhas’, dos quais, 80% foi recuperado. “Nosso maior problema é o inverno amazônico, que é muito extenso e rigoroso. É impossível recuperar estradas no período de chuva”, afirmou.

Licitação

Conforme o secretário Márcio Félix (Semed), foi realizado um processo emergencial para contratar o transporte escolar fluvial. A situação já deveria ter sido resolvida, entretanto, como a empresa vencedora do certame não possui as embarcações, ela foi desclassificada. A 2ª colocada foi chamada, mas declarou não ter interesse. Por sua vez, a 3ª colocada também foi chamada, mas não se pronunciou.

Por conta disso, na próxima semana, a Semed vai encaminhar um novo processo emergencial para a Superintendência Municipal de Licitação (SML), para que seja realizado o mais urgente possível, dentro do que determina a lei, garantindo o transporte escolar para as crianças ribeirinhas.

Com relação ao transporte escolar terrestre, a empresa que ganhou o contrato emergencial já está operando e cumprindo os prazos. “Na próxima semana, nós vamos publicar o edital do processo ordinário, um contrato que pode durar até 5 anos. Com isso, acredito que vamos resolver definitivamente a questal do transporte escolar terrestre no Município”, frisou Márcio Félix. (AI)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br