Conectado por

Opinião

Tiago 4:17: Portanto, quem sabe fazer o bem, e não o faz, comete pecado.


Compartilhe:

Publicado por

em

Todos aqueles que já receberam o amor e perdão de Deus são chamados para ser bênção para todos aqueles que estão à sua volta.

A Bíblia nos revela a importância de ajudar o próximo em vários versículos, por exemplo em Mateus 25:35-40: “Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. “Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?’ “O Rei responderá: ‘Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram'”.


Como posso ajudar o próximo?

Neste momento você pode estar pensando: “eu não tenho condições para ajudar ninguém”. Mas ajudar alguém financeiramente ou com comida são apenas duas maneiras de ajudar alguém. Há muitas pessoas que têm dinheiro mas não têm amor, não têm pessoas que as escutem e que se importem com elas. Você pode ajudar pessoas dizendo palavras de encorajamento, dando um abraço, mostrando que elas são importantes ou simplesmente: “JESUS TE AMA”.

Nós fomos escolhidos não apenas para viver uns anos neste mundo e depois ir para o céu. Nós temos uma missão: anunciar o Evangelho de Jesus e expressar o amor de Deus para a humanidade. O princípio geral ilustrado pelo exemplo particular que acabamos de discutir é aqui declarado: o conhecimento sem prática é imputado ao homem como um grande pecado. Em Tiago 4;17, na qual é o foco deste artigo e título do mesmo,  Tiago reverte para o princípio com o qual ele começou. Nada mais prejudica a alma do que impressões desperdiçadas. Os sentimentos se exaurem e evaporam, se não forem incorporados na prática. Como não agimos a não ser que sintamos, se não manifestarmos nossos sentimentos, logo deixaremos de sentir.

Para finalizar, fico pensando…. entidades, igrejas, grupos de ajuda aos necessitados e até mesmo seus respectivos líderes, muitas das vezes sabe de uma situação e não medem esforços para fazer o bem em determinados momentos, digo isto, pois já abordei uma vez via watz uma liderança evangélica, onde sua igreja é uma grande arrecadadora de alimentos para doar aos que necessitam, mas não se sensibilizou ao ponto de NÃO resolver o meu pedido de ajuda à uma desempregada, mae de filho “especial”, desesperada, queria até tomar decisões de ter que fazer “programa “, se caso necessário, pois seu filho dependia dela. Graças a DEUS, ajudamos na medida que foi possível, falei de JESUS para ela e se acalmou, mas fica a indagação e/ou indignação! Tiago 4;17 para esta liderança se encaixa? que Deus o abençoe!

Veja mais versículos sobre a importância de ajudar o próximo

O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.
Efésios 4:28

Sempre haverá pobres na terra. Portanto, eu ordeno a você que abra o coração para o seu irmão israelita, tanto para o pobre como para o necessitado de sua terra.
Deuteronômio 15:11

Deem e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês”.
Lucas 6:38

“O que devemos fazer então?”, perguntavam as multidões. João respondia: “Quem tem duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma; e quem tem comida faça o mesmo”.
Lucas 3:10-11

De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: “Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se”, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.
Tiago 2:14-17

 

Ricardo Jr.

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento