Conectado por

Featured

Tapioca engorda ou emagrece?


Compartilhe:

Publicado por

em

Isso depende da quantidade consumida, do gasto calórico de quem a consome, da forma como é preparada, inclusive do recheio colocado junto a ela.

P U B L I C I D A D E

A tapioca não é um termogênico, como o guaraná em pó, o gengibre, o chá de canela e o de gengibre, porém ela pode ajudar no emagrecimento.

Para quem quer emagrecer a tapioca é uma alternativa ao pão francês, que tem muito glúten, deixa o indivíduo mais inchado e ainda prejudica o funcionamento da glândula tireoide, que tem papel importante no metabolismo.

Tapioca natural e tapioca industrializada

No café da manhã, muitos substituem o pão francês pela tapioca. Normalmente ela é um alimento natural, que vem da mandioca. Porém existe a mandioca feita em casas de farinha, e as industrializadas.

As duas têm muito carboidrato, porém a primeira é natural e saudável, já as processadas são ricas em conservantes, e não são recomendadas por muitos nutricionistas, porém, as caseiras são recomendadas, elas não tem rótulo, são orgânicas e não contêm aditivos químicos. Mesmo as industrializadas têm menos aditivos do que o pão francês, assim prefira mesmo a industrializada ao pão.

 

tapioca-para-emagrecer

Tapioca dá diabetes?

Tanto a tapioca natural quanto a industrializada têm uma vantagem: não contêm glúten (por isso os nutricionistas recomendam tapioca), e tem carboidratos de fácil absorção, sendo assim, são alimentos de alto índice glicêmico, inclusive, maior que o do pão francês, ou seja, liberam rapidamente açúcar no sangue, compondo uma fonte rápida de energia. Porém, se comer muita tapioca ou ela pura, o indivíduo ficará com altos níveis de açúcar no sangue, o que não é bom, pois ele irá engordar e poderá levar futuramente a um pré-diabetes.

Existem várias formas de melhorar o índice glicêmico da tapioca, por exemplo, comendo a crepioca, que é ovo misturado com tapioca, outra forma é tapioca com frango, além disso na massa da tapioca pode adicionar chia, linhaça, gergelim, castanha, coco, carne moída, fazendo com que a tapioca seja absorvida de forma mais lenta.

A tapioca é um ótimo alimento, desde que adaptado para ser absorvido de forma mais lenta. O problema é que muitos misturam ela com queijo frito e óleo vegetal, ou com leite moça, doce de leite etc. O Estado do Ceará é especialista em criar tapiocas dos mais variados sabores, algumas hipercalóricas.

Imagem relacionada

Como comer tapioca?

O ideal é consumir no máximo 30g de tapioca no dia, e sempre com alguma proteína, como frango ou ovo por exemplo. É bastante recomendado consumir tapioca com chia, que além de lentificar a absorção, é termogênica.

Não há problema em comer uma tapioca por dia, porém o mesmo não vale se for duas no café da manhã e duas no café da tarde por exemplo. Aconselha-se alternar, num dia comer tapioca pura com ovo, no outro com chia, no outro crepioca com frango.

Recomenda-se consumir a tapioca com grãos de chia, colocar um raio de azeite de oliva sobre ela, e na massa dela colocar ovo frito em óleo de coco, e então comer como se fosse um sanduíche. Esse é um excelente lanche ou café da manhã.

 

Imagem relacionada

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br