Conectado por

Meio Ambiente

Servidores promovem ação de conscientização sobre o volume de lixo gerado na área portuária em Porto Velho

Publicado por

em

Empenhado em reduzir o volume de resíduos de lixo no Porto de Porto Velho, cumprir a Agenda Ambiental Institucional da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH) e atender às orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi realizada uma ação de conscientização sobre o uso de copos e garrafas reutilizáveis, sobre o descarte do lixo da maneira correta e reforço da informação da obrigatoriedade do uso de máscara na área do poligonal portuário na manhã desta quarta-feira (25).

N a oportunidade, reforçou-se a orientação da obrigatoriedade do uso de máscara com intuito de minimizar a propagação da Covid-19

A atividade contou com a participação dos servidores administrativos, diretores e guardas portuários. Para o diretor presidente, Fernando Cesar Ramos Parente, esta iniciativa vai além da preocupação com o meio ambiente. “A ideia é orientar todos aqueles que circulam pelo poligonal para reduzir o consumo de produtos descartáveis no dia-a-dia, mas se fizer o uso, desprezar no local apropriado. A ação visa orientar motoristas e Trabalhadores Portuários Avulsos (TPA’s) para optarem por um copo ou uma garrafa reutilizável, reduzindo drasticamente o volume de lixo gerado no Porto. Aproveitamos a oportunidade e reforçamos a orientação da obrigatoriedade do uso de máscara com intuito de minimizar a propagação do vírus da Covid-19”, frisou.

Segundo a bióloga Cristiane Lima Correa, responsável pelo Núcleo Ambiental da SOPH, serão adquiridas novas lixeiras. “O edital para aquisição de lixeiras seletivas, a fim de atualizar as existentes, está em fase de finalização. Isso vai contribuir com a destinação correta dos resíduos no Porto. E em função da pandemia, temos a importante função de sensibilizar e conscientizar todos aqueles que circulam na área portuária para manter o uso das máscaras de proteção. Assim, atendemos a legislação existente e cuidamos da saúde de todos que circulam por aqui”, reforçou Cristiane.

Os materiais educativos foram distribuídos em pontos estratégicos do poligonal portuário e os panfletos continuarão sendo entregues pelos guardas portuários a todos que entrarem no Porto.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia