Conectado por

Mato Grosso

Servidores e magistrados do TRE vão dar aulas de alfabetização


Compartilhe:

Publicado por

em

Jovens, adultos e idosos que não sabem ler e escrever tem em um projeto da Justiça Eleitoral de Mato Grosso, uma chance de mudar o jogo. Os professores serão servidores e magistrados engajados no projeto SoleTRE.

As aulas do projeto idealizado pela equipe da Corregedoria Eleitoral, começa no dia 29 de julho, nas dependências do TRE. Quem tiver interesse, pode garantir sua vaga pelos telefones (65) 3362-8095, 3362-8047, 3362-8259 e 33628154.

Cada turma terá até 30 alunos por turma e as serão ministradas todas às segundas e quartas, no horário das 08 às 09h30 ou das 13 às 14h30. O curso terá a duração de 05 meses.

De acordo com o coordenador jurídico da CRE, a iniciativa visa colaborar com a redução do número de eleitores analfabetos e ainda, estimular cidadania.

“O percentual de cidadãos que ainda não tiveram acesso ao aprendizado de leitura e escrita é considerado elevado para os dias atuais. Em Cuiabá, por exemplo, o cadastro da Justiça Eleitoral aponta que 3.645 eleitores se declararam analfabetos”, ressaltou.

O corregedor regional eleitoral, desembargador Sebastião Barbosa Farias revela que a preocupação vai além do processo eleitoral. “Há muitas pessoas que não possuem qualquer nível de alfabetização, o que as leva a ficar à margem da sociedade, sem oportunidades profissionais e pessoais”.

Os servidores da Justiça Eleitoral abraçaram a causa, como Sueli Shimada Ueda. Ela, que foi a idealizadora do projeto, conta porquê fez questão de participar.

“Sempre tive desejo de ser voluntária e participar de um projeto social, daí pensei em um projeto social voltado para a educação. Acho que a educação é a principal ferramenta para transformação social e a alfabetização é o primeiro passo pois abre as portas para o conhecimento e consequentemente, para o exercício da cidadania”.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *