Conectado por

Cuiabá-MT

Senac-MT traz à ‘FIT Pantanal 2023’ ferramentas digitais, fotografia, gastronomia, artesanato e ESG


Compartilhe:

Publicado por

em

Instituição de educação profissional oferecerá oficinas, palestras e roda de conversa durante a Feira Internacional de Turismo do Pantanal.

A ‘FIT Pantanal 2023’ terá uma ‘Aldeia do Conhecimento’ com mais de 70 atividades previstas, entre elas oficinas, palestras e roda de conversa do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) sobre ferramentas e estratégias digitais, fotografia, gastronomia, artesanato e ESG – sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança das organizações.

P U B L I C I D A D E

Toda programação, bem como a entrada na feira é gratuita. As inscrições estão abertas no site www.fit2023.com.br. O evento, realizado pelo governo de Mato Grosso e Sistema Fecomércio-MT, acontecerá na próxima semana, entre os dias 4 e 7 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, com o tema ‘Tudo Isso é Seu’.

O diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer, antecipa detalhes das ações programadas. “O Senac-MT contribui para o fortalecimento e expansão dos segmentos de turismo, hospitalidade e lazer mato-grossense ao capacitar e qualificar a população em cursos profissionalizantes. Para a ‘FIT Pantanal 2023’, construímos uma programação variada com temas atuais e atraentes para promover, divulgar e fomentar os produtos turísticos do estado em âmbito nacional e internacional”, destaca o diretor.

Instrutores da instituição ministrarão as oficinas ‘Capturando o Sabor: fotografia gastronômica com smartphone’, ‘Viajando no Mundo Digital: ferramentas e estratégias para uma viagem conectada’ e de quitutes cuiabanos como francisquito e bolo de arroz nos dias 4 e 5 de maio, nos períodos vespertino e noturno. Os interessados devem fazer a inscrição no site do evento e comparecer ao local com antecedência para garantir a vaga, já que cada atividade apresentada terá um limite de participação.

Também na sexta-feira (5), o assessor de Relações Institucionais do Departamento Nacional do Senac, Antonio Henrique Borges de Paula, estará na ‘FIT Pantanal 2023’ para falar sobre ‘ESG – Conceito à Prática através de Soluções Educacionais’. Pós-graduado em turismo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o assessor possui cursos de especialização realizados em centros internacionais de excelência em turismo e hotelaria. Deu aulas na FGV, Universidade Estácio de Sá e foi secretário de Estado do Turismo de Minas Gerais, entre 1999 e 2022.

“O ESG está deixando de ser uma tendência em ascensão para se tornar uma exigência no mundo dos negócios. É imprescindível que pequenas, médias e grandes empresas se dediquem ao desenvolvimento de práticas responsáveis e comprometidas com o meio ambiente, com as questões sociais e de governança. O palestrante tem muito a agregar neste tema relacionado ao turismo. Sua formação acadêmica e trajetória profissional demonstram notório saber sobre a cadeia produtiva do turismo”, pontua Edson Dahmer.

No terceiro dia da feira, 6 de maio, será a vez do designer de artesanato, Renato Imbroisi, desembarcar na capital mato-grossense a convite do Senac-MT para participar da roda de conversa com artesãos locais e representantes do mercado, das 8 às 12h, e proferir a palestra ‘Tradição e Inovação – novas abordagens do artesanato’. Designer autodidata, Imbroisi desenvolveu metodologia própria de criação e desenvolvimento de peças artesanais em parceria com artesãos. Pioneiro neste tipo de ação no Brasil, que realiza há mais de 30 anos, atuou em todas as regiões do país e em diferentes países do mundo – Japão, Moçambique, Itália, Chile e outros.

A ‘FIT Pantanal 2023’ conta com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Prefeitura de Cuiabá; parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Secretaria de Estado Agricultura Familiar (Seaf-MT) e outras 14 instituições apoiadoras.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Por Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT)
Nossa webrádio parceira: dj90.com.br