Conectado por

Mato Grosso

Secretário diz que prefeitos precisam se responsabilizar por decisões: “cada um em seu quadrado”


Compartilhe:

Publicado por

em

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, comentou em coletiva à imprensa via redes sociais, nesta sexta-feira (24), que não ficará avaliando decisão de prefeitos um por um. Segundo ele, é “cada um em seu quadrado” e cada prefeito precisa se responsabilizar por cada decisão tomada.

A resposta de Gilberto surge após a confirmação do comércio de Mirassol D’Oeste (distante 300km de Cuiabá) permanecer aberto mesmo após uma morte por Covid-19 e outros sete casos confirmados em tratamento.

P U B L I C I D A D E

“É cada um no seu quadrado. Eu respeito a decisão de cada prefeito, mas não estou aqui para comentar o que cada prefeito fez. Cada gestor tem que fazer uma análise antes de fazer qualquer decreto. Ele precisa se responsabilizar e tomar decisões que se adequem mais ao seu município. Ressalto, gerir uma cidade ou um estado gera dor de cabeça, mas ações de pulso firme. Algumas são amargas, mas necessárias”, comentou o secretário.

A vítima de Mirassol é uma estudante de fisioterapia, de 23 anos, e que não tinha históricos de doenças crônicas. Para o secretário Gilberto Figueiredo, a flexibilização do comércio e do isolamento social só acontece em Mato Grosso devido os números baixos.

“É claro que se houver uma alta nos números voltaremos para o isolamento total. Mas hoje temos números baixos. Infelizmente, pessoas vão morrer e outras irão se infectar. Mas precisamos dizer também que Mato Grosso está se preparando e a população precisa entender que se for possível, o ideal é ficar em casa e tomar as medidas de higienização para poder evitar a infecção. A flexibilização do comércio acontece porque temos condições atuais de fazê-la”, comentou.

Gilberto confirmou que o hospital Santa Casa terá até a próxima semana mais 50 leitos para tratamento de pacientes da Covid-19. O Hospital Metropolitano terá mais de 200. Em Rondonópolis terá mais 15 leitos e Sinop mais 15 também. Cáceres deve ganhar ampliação e Barra do Garças também.

O que será ampliado também na próxima semana é o número de veículos que irão fazer o transporte de pacientes com coronavírus. Ambulâncias serão implementadas e a UTI aérea estará disponível 24h para poder fazer a locomoção dos pacientes em estado mais grave para alguns desses leitos que estão sendo construídos.

OLHARDIRETO
Nossa webrádio parceira: dj90.com.br